Arrebeatles, arrebeatles, arrebeatles

.
Que nossos amigos portugueses desbravaram o Atlântico e chegaram em terras brasileiras e mudaram para sempre nossa História, todos aqui aprenderam bem na escola, certo? Que o som dos Beatles fez o mesmo, e saiu um pouquinho ali de cima da Europa e aterrisou por aqui mudando para sempre as nossas histórias, também! Que os ingleses inventaram o futebol, nós brasileiros o aperfeiçoamos e os portugueses o acolheram, aparentemente, confere também, né?

Check!

Agora, que eu sou brasileira, fã de Beatles, e torcedora de um clube português (FC Porto, de uma cidade também portuária como Liverpool) , vocês não aprenderam na escola, mas aprenderam aqui com o tio JW, certo? Então venho hoje aqui para falar de todas as minhas paixões numa só matéria e de quebra ainda contar com vocês para um pedido todo especial para o dia de hoje. Fica combinado assim: quem gostar das informações da matéria realiza meu pedido no final, deal? Então, com vocês:
Beatles, Portugal e Futebol. É, pá!
1. Yesterday foi escrita em Portugal
Mais precisamente dentro de um carro, na viagem entre Lisboa e Faro. Sim, a melodia, que começou a ser pensada como “Scrambled Eggs” já estava bem finalizada quando, em 1965, Paul McCartney e Jane Asher chegaram em Portugal para umas semanas de férias. Mas a longa viagem de carro entre Lisboa e o Algarve permitiu ao mundo a letra e o título final de um dos hinos da banda. Talvez tenha sido a aura de Camões, não se sabe ao certo, mas o fato é que a letra épica tem muito de portuguesa…
A foto de Paul e Asher dessa viagem ilustra, inclusive, no livro Beatles e Portugal:

Clique na imagem para ler a resenha do livro

…C

2. Paul compôs uma música especialmente para músicos portugueses

Sim. A famosa Penina foi escrita porque Paul, tal como a pessoa que escreve essa matéria, se apaixonou tanto pela terrinha que resolveu voltar lá para mais umas férias, desta vez com Linda McCartney, em 1968. Há a controversa versão de que a música foi feita para Carlos Mendes, dono da gravação que aparece no álbum The Songs Lennon And McCartney Gave Away.

A outra versão, minha favorita, porque envolve um Paul McCartney meio “alegre” (de vinho, talvez?) sentado num piano de um hotel no Algarve (o Penina do título da música), escrevendo a música e presenteando a banda que tocava no hotel, os Jotta Herre. Por que essa é minha versão favorita? Porque além de ser um relato de uma noite boêmia em Portugal, ainda envolve uma banda de Porto. Pooooorto, como a cidade do meu clube!

É "Jotta" de John e "Herre" de Ringo???

3. Reza a lenda que Paul quase comprou uma quinta em Portugal

Que é quinta, Elaine? Casa. Sim. Quase que nosso Beatle deixa a chuvosa Inglaterra em busca de um pouco mais de sol e vinho (é a MINHA versão da história, com a licença de vocês) ali pro Norte de Portugal, na cidade de Viana do Castelo. Segundo o que consta, Paul visitou a casa em 1989, mas mudou de idéia sobre a compra porque a casa era muito próxima da estrada e isso atrapalharia sua privacidade. Uuuuuuuh, na trave! Ou melhor, Uuuuuuuuh, ao poste!

Era uma casa portuguesa com certeza...

4. Tiago Bettencourt – um músico português com o pé na beatlemania
Apresento a todos um dos meus favoritos músicos portugueses da nova geração que muito, muito certamente tem influências dos Fab em suas músicas. Como é que eu sei? Olha aí a versão do gajo pra Real Love:
..
E aí? Gostaram? “Aaaaaaaaah Elaine. Só quatro?”. Ué, gente! Os Beatles também eram “só quatro” e não to vendo ninguém reclamar disso por aqui! Tá bom, tá bom! Lá vai a número 5, antes do pedido especial…
5. All You Need Is… Lisboa.
..
Artistas portugueses cantam Beatles. Sim, tem a versão de Carlos Mendes para a “Penina”

Pois, Abbey Road, pá!

Fui boazinha com vocês hoje, miúdos? Então vamos ao pedido:

Hoje, 08/04/2010, Liverpool entra em campo (Estádio de Anfield) contra o Benfica, clube português. Benfica, para quem não sabe, é o rival do meu clube (Pooooooorto), e naturalmente eu pediria para que todos torcessem para a equipe da cidade dos Beatles… Mas alguns acontecimentos me levam a pedir o contrário.
..
1. Meu amigo @pedroaniceto , dono de um humor imbatível e apaixonante, benfiquista convicto, teve seu blog ganhador de um concurso português hoje, e em homenagem a ele, estarei torcendo pelo Benfica.
2. Os benfiquistas, vejam bem, até tem bom gosto pra música…

3. Tem umas pessoas que ao menos nos sonhos dos nossos irmãos portugueses estarão pelo Benfica hoje:

Carrega, Benfiiiiiiiiiiiiiiiiiica!

Update: Termina a partida, o tio apita e…. Liverpool vence Benfica por 4 x 1. Um gol pra cada Beatle… Pelo menos fizeram direito!

Por Elaine C A Barbosa

Anúncios

14 Respostas para “Arrebeatles, arrebeatles, arrebeatles

  1. Eu, boavisteira dos sete costados, digo numa palavrinha: Lindo! Imenso, que é! Parabéns, menina! 🙂

    • Elaine C A Barbosa

      Eh, pá! Obrigadinha 🙂 Hoje estou Benfica, pelas razões apontadas, mas sabemos bem da superioridade futebolística do Norte 🙂

  2. ahhh! du caralho! adorei a matéria!! !parabens demais!

  3. Muitas curiosidades e até algumas coisas legais, mas acho que estou de gaiato aqui, não sou fã dos Beatles, nem de Portugal e entendo o suficiente de futebol para saber que Porto é segunda divisão da Europa =P

    Falando sério, gostei do texto, da montagem do post e avaliando assim, o seu trabalho, me vejo frente a uma mulher com um baita potencial presa num rótulo de “tiéte” dos Beatles.

    Não me parece muito diferente do que fãs da Saga Crepúsculo (Twilight) e seus blogs cheios de fotos.

    Escreva sobre educação que volto a ser seu fã =P #Chantagista

    Muahahahahaha (risada malígna)

    • Elaine C A Barbosa

      Meninos do blog, mais fortes que eu… Alguém se habilita a ser o inquisidor a cuidar do herege aqui? Eu não posso, que não se taca fogo em família 🙂

    • Elaine C A Barbosa

      Ah, e só mais uma coisa, que não é tão pertinente para o blog, mas em respeito do entendimento acerca do futebol europeu: Champions League não é segunda divisão, então…
      Sem mais, obrigada 🙂

  4. Ahn, não acompanho o futebol fora do Brasil… mas se for para torcer para alguém de fora, seria o Liverpool… ok. 8D
    Ótima matéria!!

  5. Comentaram esse lance de Yesterday no jogo passado! Apareceu até uma banda cover dos Beatles :~) HAUEHAUEHU

    o que importa é que como boa torcedora do liverpool, não posso deixar de comemorar né? Viva os “reds”

    • Elaine C A Barbosa

      Olha, já passou da meia noite em Portugal, então minha promessa de torcer pro Benfica já ficou no passado, então Viva os Reds, Fernanda 🙂

  6. Adorei! Parabéns *-* Sou apaixonada por futebol e pelos Beatles, obviamente 😀 Não podia ter ficado melhor essa matéria! Muito boa.

  7. Edcarlos da Silva

    Excelente Matéria!!! Muito bom conhecer essa ligação Beatles / Portugal! Parabéns!!!

    • Elaine C A Barbosa

      Mais “Paul” que “Beatles”, anyway… Mas é bom saber que algum deles pelo menos também se apaixonou pela terrinha, né? Uma pena é que o Paul não teve tempo de ir ao Estádio do Dragão e se encantar pelo melhor futebol do mundo… Não se pode ter tudo na vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s