Gibson J-160E ‘Jumbo’ – Parte 2

.

.

Como já havíamos visto na matéria anterior, John perdera seu primeiro Gibson ‘Jumbo’ em dezembro de 1963, durante o primeiro “Christmas
Show”. Mas eu também havia dito que ele comprou outro igual (apenas com a diferença de ter dois circulos ao redor da ‘boca’ do violão, ao
invés de um, como no anterior) e que esse seria o tema da próxima matéria. Conforme prometido, hoje vou falar um pouco sobre o segundo violão
Gibson do John.
Bom, John o recebeu o violão durante a tournê americana dos Beatles, em 1964, que ocorreu entre os dias 19 de agosto e 20 de setembro. Nesses shows ele não foi usado, tendo figurado apenas em algumas fotos batidas nos backstages da tournê. A primeira vez que John o usou de fato, foi no fim de setembro, nas gravações do disco “Beatles for Sale”. Nesse disco, John o usou em I’m A Loser, No Reply, Baby’s in Black, Mr. Moonlight, What You’re Doing, I Don’t Want to Spoil the Party, Every Little Thing, Honey Don’t, I’ll Follow the Sun e I Feel Fine.
.
.

Logo após isso, o violão foi usado na aparição para o programa “Shindig!”, no dia 3 de outubro de 1964, onde os Beatles tocaram “I’m a Loser”, “Boys” e “Kansas City/Hey-Hey-Hey” (nas duas primeiras, John usou seu violão Gibson, na segunda, usou a Rickenbacker 325), assim como nos ensaios do dia anterior (foto acima). Esse violão também foi usado nas gravações dos programas “Scene at 6:30”, no dia 14 de outubro, “Thank Your Lucky Stars”, no dia 21 de novembro e “Ready Steady Go!”, em 23 de novembro daquele ano, sendo a última aparição desse violão em programas de TV.
.
Vídeo dos Beatles tocando “I’m a Loser” e “Boys” no programa “Shindig”, em 3 de outubro de 1964:
.

No ano seguinte, John o usou nas gravações do álbum “Help!”, nas músicas Help!, Another Girl, Act Naturally, I’ve Just Seen A Face e You Like Me Too Much. Já em “Rubber Soul”, ele foi usado em Norwegian Wood, Michelle, What Goes On?, I’m Looking Throught You, In My Life, Run For Your life e We Can Work It Out. Esse violão também figurou em shows nesse ano. Durante a tournê européia, que ocorreu entre os dias 20 de junho e 3 de julho, John o usava pra tocar “I Feel Fine”, como pode-se ver nesse vídeo do primeiro show da tournê, em 20 de junho de 1965, no Palais de Sports, em Paris:
.
.
Em 1966, John o usou um pouco menos, gravando apenas “I’m Only Sleeping” e “Yellow Submarine”, do disco “Revolver”, com ele. Porém, ele também aparece em fotos de backstages e em alguns palcos nesse ano. No ano seguinte, o violão foi reformado, logo após as sessões do “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, aonde ele aparece em “Lovely Rita” e “A Day In The Life” (assim como nos singles “Penny Lane”/”Strawberry Fields Forever”), e ganhou uma pintura psicodélica em roxo e azul. Já com a pintura, John o usou em “Magical Mystery Töur” e em “Flying”, ambas do disco “Magical Mystery Tour”.
.
.
John se arrependeu de ter pintado o violão, já que isso estava prejudicando na sonoridade do mesmo. Então, em 1968, mandou raspá-lo e passar uma camada de verniz nele. Ele o usou nas sessões do “White Album” em Back in the U.S.S.R., Dear Prudence, Glass Onion, The Continuing Story of Bungalow Bill, I’m So Tired, Julia e Cry Baby Cry. O violão já raspado pode ser visto no vídeo dos Beatles ensaiando “Hey Jude” no estúdio:
.
.
.
Em 1969, John o usou na gravação de “Give Peace a Chance”, em 1º de junho, em um quarto de hotel em Montreal. Na ocasião, o ‘Jumbo’ tinha duas caricaturas de John & Yoko, feitas por Lennon. A gravação foi registrada em vídeo e você pode ver logo abaixo:

.

Esse violão permancece no Dakota, com as caricaturas que John fez em 1969. A Gibson fez uma edição limitada de 250 unidades, dos tês modelos do J-160E:
Por Vítor Franke.




2 Respostas para “Gibson J-160E ‘Jumbo’ – Parte 2

  1. A Gibson fez uma edição limitada de 250 unidades, dos tês modelos do J-160E. Não saberiam qual escolher. *-*
    Bela matéria.

  2. você poderia fazer um post sobre o violão epiphone EJ-200 do George😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s