#Segunda Sem Carne – 17/05/10

Gripe:

s. f. Med. Doença epidêmica ou pandêmica, muito contagiosa, causada por um vírus, e cujos sintomas são geralmente febre, dores corporais e congestionamento das vias respiratórias.

Eu chamaria de ‘inferno que nos deixa mal a ponto de não conseguir balançar a cabeça ao som de Twist and Shout’. Mas o fato é que esta que vos escreve hoje, em plena segundona, sofre do mal do vírus Influenza…

E pra quem leu o belo post que o João fez sobre os mandamentos para a convivência com os vegetarianos, não vale vir com o ‘aaaah, mas está gripada porque só come alface, tá desnutrida a menina!’

Vegetariano ou não, vamos aproveitar a #SegundaSemCarne para umas diquinhas sobre o que fazer para se recuperar rápido desses sintomas chatos? Afinal o inverno tá chegando, e daqui a pouco será comum andar por aí  ao estilo de Paul McCartney em Magical Mystery Tour:

Talvez seja a hora de procurar o Doctor Robert...

#SegundaSemCarne e Sem vírus:

Receitinha básica pra reforçar a vitamina C e mandar os anticorpos pra guerra:

O que evitar

Há pesquisas que apontam que os vírus se beneficiam de ambientes mais ácidos. E alguns alimentos que ingerimos fazem com que a acidez no sangue aumente, tornando nosso sistema circulatório o hotel ideal para os vírus do mal. Que alimentos são esses?

– alimentos industrializados ou processados

– açúcar branco (presente em doces, pães e refrigerantes)

– carne vermelha e embutidos

– leite e derivados

– álcool (é… não vale tentar ‘esterilizar’ o corpo com vodka!)

– farinhas brancas

O que consumir:

– Açúcar mascavo ou mel (este último ainda possui propriedades cicatrizantes, e pode ajudar nas dores de garganta)

– Leite de soja (cálcio é importante, e muitos desses leites ainda recebem doses reforçadas de vitamina C, A, E e D, além de ferro, que contribui para o transporte das vitaminas no sangue, ajudando o corpo a se recuperar mais rápido)

– Água, chás e suco natural de frutas (beber bastante líquido é importante para manter as vias respiratórias hidratadas e ajudar no sistema circulatório. Os sucos naturais ainda tem vitaminas variadas. ABUSE sem moderação)

– Soja, arroz integral e aveia (esta última é fonte de beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa)

– Vegetais folhosos como couve, acelga, espinafre e agrião.

Receitinha de chá reforçado:

– Uma laranja sem casca

– Um limão sem casca

– Gengibre cortado em pedacinhos

– Cascas de maçã

– Mel a gosto.

Ferva todos os ingredientes sem o mel em uma panela fechada (para ajudar a preservar a vitamina C presente nas frutas cítricas). Depois da fervura, desligue o fogo e deixe a panela tampada por cerca de dez minutos. Sirva, e adoce com mel. Vai ajudar na tosse chata e na voz de Pato Donald.

E lembre que cortando a carne e os derivados de leite do cardápio um dia na semana, você estará diminuindo a acidez do seu sangue, e os vírus vão preferir se instalar em outro canto…

Agora vou ali beber meu chazinho, comer minha soja e meu espinafre, beber mais água, que quero me recuperar logo🙂

Para quem quer saber mais sobre o #SegundaSemCarne, vale a pena ler a Carta de Paul McCartney sobre a #segundasemcarne com referências ao Brasil.

..

Por Elaine C A Barbosa.


3 Respostas para “#Segunda Sem Carne – 17/05/10

  1. #segundasemcarne. Oba! 8D

  2. Adoro a coluna da Segunda sem carne e até fiquei meio triste quando não teve semana passada! hauhauah
    Só que tenho milhares de dúvidas sobre vegetarianismo, será que posso encher o saco perguntando ou sugerindo?😀

    Beijos!

  3. Sou vegetariana há pouco tempo, um mês e meio apenas. No começo morria de medo de ter uma recaída, por que eu era uma carnívora convicta, depois vi que nem faz tanta falta, mas meu medo passava só de ver o Paul, rs.

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