Please Please Me/Ask Me Why

como diria um grande amigo… o “primeiro” primeiro lugar dos Beatles está no segundo single dos Beatles gravado em 26 de novembro de 1962.
.
Na verdade, neste dia foi gravado o Re-make de Please Please me, pois ela, segundo John e Paul sempre contavam, era pra ter saído ainda mais lenta que seu lado b, Ask me why! Mas a pedido de George Martin, eles criaram uma nova versão para a música. E esse pedido deu ao Fab Four seu primeiro lugar nas paradas!
.
As duas músicas foram lançadas em compacto no dia 11 de janeiro de 1963.
.
.

Essas gravações SIM tem suas versões estereo, o que aumenta um pouco a nossa história aqui no Beatle Sounds!
Poderia simplesmente se falar que a gravação é simplesmente a mesma coisa em estereo, mas não é bem assim:
Hoje nós temos vários programas com várias pistas para gravações separadas na hora que se quiser gravar, mas naquela época a coisa era praticamente AO VIVO, todo mundo tinha que gravar ao mesmo tempo em apenas duas pistas. Por isso, mesmo que haja uma dita “remasterização“, não existe por que bateria pode ter sido gravada na mesma faixa que o baixo, ou uma  guitarra base e um piano, deixando assim a guitarra solo geralmente para o mesmo canal dos vocais.
Geralmente o lado do seu ouvido em que você escuta menos instrumento era o local onde eram feitos os instrumentos adicionais. Como, no caso, a gaita de please please me!
Mas isso não quer dizer que…por você não gostar daquele estereo… porque ele, no caso dos Beatles, poderia ser até um outro take da música:
.
Em ask me why não há qualquer diferença, é o mesmo take da versão mono.
Agora, em Please Please me… Temos um take mono perfeito, mas o estereo é CHEIO de diferenças:
.

1 – a gaita tem um eco bastante atrasado
2 – Na última vez em que a primeira estrofe é feita, na parte “I know you never even try girl“, John confunde o inicio com a segunda parte da segunda estrofe “Why do I always have to say love“, soando “Why do i never even try girl“.
3 – vindo este “erro“, John chega para o ultimo refrão desconcertado, observe os “c’mon“, sempre me dá vontade de rir.
4 – lá pro final da música… uma das guitarras é subtamente interrompida, já no mi maior
ok, ta curioso né? então escuta aqui mesmo já que vai dar uma trabalheira pra pegar o cd agora né?

.

.
agora… por que você não conhecia essa versão do estereo? Agora eu te respondo:
Os discos dos Beatles, principalmente os primeiros, não tiveram como primazia a idéia de ter uma mixagem estereo, tanto que no estudio, o pessoal só tinha uma caixinha somente como monitor. Mas a pedido da EMI da Inglaterra para tentar levar seus produtos/contratados para a capitol americana, o mix estereo era necessário. Mesmo eles mexendo com a gravação de novo!
Mais uma vez eles remixavam (quando havia como) e lançavam nos Estados Unidos.
.
.
No Brasil, a música até 1972 só saiu no album Beatles Again no mix mono até vir a tona a versão estereo na coletanea The Beatles 1962/1966. Mas mesmo vindo a ordem da Emi para lançar somente os albuns em seus formatos originais a partir de 1973. Os novos mix para do “estereo” brasileiro que era o disco mono simplesmente com 2 canais (esquerdo e direto) com apenas a diferença de equalização, e , as vezes, de velocidade!
.
Em 1987, um ano antes de aparecer os discos da primeira remasterização, surge um mix estereo do Please Please me! Raro, mas tão raro que eu só vi dele uma vez na vida (e cometi a besteira de vende-lo).
Aí chega o fator pra você não conhecer mais ainda:
.
Nos Remasters de 1988, processo comandado pelo próprio George Martin, a ordem dele foi clara: nenhum disco com até 4 canais sairía estereo. Então temos até 2009 só a mixagem mono dos 4 primeiros discos da banda tanto no cd como na última leva de lps Brasileiros.
.
Aí em 2009 finalmente voltou a circular a versão estereo… Torço eu pra sair em vinil….
Valeu gente, eu volto logo logo com mais um capítulo da história sonora dos Beatles!
.
por André Katz

10 Respostas para “Please Please Me/Ask Me Why

  1. Maaas que pira!
    Duas versões diferentes, e agente nem percebe…
    É, grande George Martin, por essas coisas que esse cara é um verdadeiro quinto Beatles.
    Ótima matéria, muitas curiosidades bacanas.

  2. Já conhecia esses erros na versão estéreo, mas nunca me liguei que a versão mono era diferente. Excelente matéria, Sgt. Katz!

  3. Vivendo e aprendendo com quem tem as manhas.
    Valeu meu Caro!
    Como de costume matando a pau com suas matérias sobre os FAB4.
    PAZ e “picolés de alegria”!
    Jeová

  4. As matérias do Katz são fera!

  5. ô gente, vocês são demais! isso que ajuda a escrever ainda mais! obrigado viu

  6. ri demais desse audio.
    Alguém aqui tem ele? sem o vídeo eu digo.?

    Queria mto

  7. Baixa do youtube cara.

    Eu tenho um monte desses takes ae.. Mas só no meu note:/

  8. Adorei o artigo!
    Tinha ficado curiosa quando vi a lista de erros, ainda bem q você colocou o vídeo..rs

    valeu!🙂

  9. É impressão minha ou o Paul (na segunda voz) erra na primeira estrofe em “I know you never even try girl” também? Logo no começo… ele canta “why do….never even try girl”

Deixe uma resposta

