Eu odeio quem odeia quem odeia os Beatles

“Só não gosta, quem nunca ouviu. Porque nem aqueles que conhecem alguma canção, ou mesmo tiveram raiva do comportamento ou do cabelo daqueles músicos, escaparam do choque daquela música.”

Fagner

Pois é, quem me dera ser um peixe para saber se no mar Beatles também é quase uma unanimidade. Mas o fato é que aqui mesmo, em terra firme, tem gente que odeia os Beatles. Diz que a música é boba, as letras são ruins e eles só fizeram aquele sucesso todo por serem pioneiros. Acho uma puta ignorância frases como essas, mas beleza. E há quem odeie a Beatlemania, o que é outra coisa. E isso eu entendo.

Por analogia: eu gosto de Los Hermanos. Acho uma banda com uma sacada legal, letras interessantes e arranjos indiscutíveis. Mas eu não suporto a divindade na qual eles foram transformados por alguns. É um saco quando começa um blábláblá de Marcelo Campelo é um gênio e “vou deixar minha barba crescer e usar óculos pra ficar igual…” Olhando por essa ótica, dá pra entender a raiva que alguns tem da Beatlemania.  Ah, e antes que eu me esqueça, eu sou fã de Anna Julia, para desespero dos Los Hermaníacos.

Dois fãs de Los Hermanos conversando.

No Orkut, a faceta dos que odeiam os Fab se revela em comunidades como essa:

Mas como tem gente que acredita em duende leva a internet a sério, logo surge a rival dessa.

Sinceramente não vi nada de produtivo em nenhuma das duas comunidades.

Muito dessa raiva vem de pessoas que só conhecem a fase iê-iê-iê da banda. Não que eu concorde com isso, afinal não gostar de músicas animadas é sinal de depressão. Mas se você é um fã inteligente que quer mostrar o caminho da luz aos seus amigos que não gostam de Beatles (só estou brincando), mostre para eles um pouco de Beatles a partir de 1967.

Para quem entende inglês, fica a recomendação desse puta site suckmybeatles. Sinceramente, eu tenho quase certeza que o cara que escreve é um fãzão de Beatles que, inteligentemente, resolveu abordar o outro lado da Beatlemania e criou pérolas como essa:

“Cansado de ter os Beatles enfiados por sua goela abaixo? Então enfie-os na sua bunda como o novo Beatle-Plug-Anal. Dê o troco e force os Beatles a ouvirem sua merda.”

Também recomendo o belo texto da Marianna Gomes em “Pelo direito de não gostar de Beatles.”

Então, fica a dica: antes de provocar uma Helter Skelter entre Beatlemaníacos e Anti-Beatles, lembre-se que até o John Lennon achava meio insuportável a mania de endeusar a banda. Tente divulgar a palavra, mas se sua paixão não é compartilhada pelos outros, guarde seu próprio altar para você

Em nome de John, Paul, George and Ringo, amém.

Por João Resende

28 Respostas para “Eu odeio quem odeia quem odeia os Beatles

  1. Belo texto João.
    Respeito que não gosta, fazer o que, mas se a pessoa é muito amiga minha, ela acaba sendo influenciada, um bando de amigos meus só escuta Beatles por só ouvir eu falar deles. hueheuheue

  2. Respeito, paz e amor bicho. Thats all we need.

  3. Adorei o texto.
    Mas confesso, tenho uma certa raivinha da Yoko Ono.

  4. “Em nome de John, Paul, George and Ringo, amém” Amém.

    Mas o Marcelo CamPelo é sacanagem né?

  5. João Resende, tu gosta mesmo de Ana Julia?
    hehehe eu tbm gosto
    Eu gosto de todas as fases dos Beatles, mas não sou um conhecedor de toda a história deles. Sou fã há pouco tempo, mas desde que comecei a ouvir Beatles nunca mais parei. Quanto a parte do humor, tinha um tal de Guri nas comunidades dos Beatles no orkut que criava uns tópicos com umas mentiras absurdas sobre o fab four, mas porém eram engraçadíssimas , mas me parece que ele foi banido de todas. Sacanagem. Pois era engraçado e sacartísco.

  6. Quem não gosta ou é ruim da cabeça ou doente do pé.
    PAZ e “picolés de alegria”!
    Jeová

  7. amei a materia!! pow quem naum curte beatles não tem bom gosto musical ai o cara cirte pagode hahahahhaaha

  8. Adorei a matéria.

    Amém

  9. quem não gosta de beatles são esses pré adolescentes que se acham mais velhos, e que acham que restart é a melhor banda do mundo..
    É UMA PUTA FALTA DE SACANAGEM!
    ehehehehe

  10. Admito…acho um absurdo alguém ODIAR os Beatles. Acho essa expressão um pouco forte, e muitas pessoas que “odeiam” os Beatles, não conheceram a fundo a história dessa banda.
    Eles me ensinaram muita coisa, com as letras e as músicas deles.
    Mas acho que temos que respeitar quem não gosta. Até porque tem gente que gosta de algumas coisas que eu não gosto.

  11. Em nome de John, Paul, George and Ringo, amém.

  12. Concordo com o Marcus, respeito muito quem não gosta porque já escutou as músicas e não gostou, mas acho ridículo odiar algo só porque é exaltado e/ou muito popular! E já vi muita gente que diz “odiar” por causa disso, acho superficial e preconceituoso.

    Adorei o texto e adoro como vocês abordam as coisas sérias com um super bom humor! huahua O final está ótimo, amém!

  13. Deus te Abençoe! ksopkspoks

    Gostei! xD

  14. Tenho uma amiga que diz que eu só falo de Beatles mas eh mentira eu as vezes troko o assunto =P só no recreio da escola eu so ouso Beatles. Ja fiz um amigo meu gostar não que ele não gostava so que do nada ele pego meu cel e começou a ouvir =D. Respeito tambem quem não gosta, ninguem nasce perfeito, mas que eu acho uma puta sacanagem preferir Restart do que Beatles eu acho.

    Adorei texto.

    • Também tenho uma amiga assim.Quando perguntei para ela qual ela achava ser minha banda favorita, ela respondeu”Os Beatles óbvio você só fala nisso”.Sim eu posso até escutar mais de Beatles e ter 70 músicas deles no meu celular, mas nem falo neles e além disso não escuto só eles.Já fui muito criticada por gostar deles.

  15. gostei da “foto dos dois fãs de Los Hermanos conversando” to rindo mto!!

  16. Num tem essa de achar que quem não gosta tem gosto ruim e bla bla bla, é que nem o Marcus Hermeto disse, o importante é reconhecer e respeitar o que os caras fizeram pela música…
    eu mesmo, não gosto do som deles, tbm não curto guns n roses… mas acho que ambas as bandas possuem musicos de altissima qualidade, só nao me agrada o som…

    belo post!

  17. otimo texto, concordo com vc!

    e em nome de Paul, John, George e Ringo, amem!!

  18. Porra, mas minha fase preferida é a Ie ie ie…rs

    Eu aprendi a gostar depois que comecei a ouvir mais. Até músicas que eu não gostava aprendi a gostar. Beatles é eclético, tem pra todos os gostos…

  19. Por uma liberdade de expressão menos hipócrita! Adorei o texto, e isso (não forçar as pessoas a gostar das mesmas bandas que eu) é algo que tenho trabalhado muito. E sabe que me sinto bem melhor com isso?

  20. amém.
    eu gostei muito do post, parabéns João!

  21. acho digno começar ao ouvir desde 1966, ao menos. 1965 também, vai, por Rubber Soul.

    bom, como todo fã, creio eu, também tive minha fase de gostar mais do yeah-yeah-yeah e achar o lado folk e psicodélico deles esquisitão. mas há um bom tempo amadureci meu gosto e agora daria preferência a qualquer Rain ou Nowhere Man deles. só que é injusto desconsiderar toda a primeira fase deles, porque apesar de eles terem começado mais como uma banda manipulada por gravadoras, tem grandes inovações aí que a gente não percebe e chega a achar tosco, e não só nas músicas como no conceito de serem uma banda que não apenas regravava, mas compunha canções próprias.

    tá, agora não sei como concluir isso, então… muito bom o artigo aí rs

  22. Banda Fraca e superestimada..

    só isso amigo..

  23. SÓ PRA QUEM CURTE BEATLES.
    BEATLES MADE OUT. TODO SÁBADO A PARTIR DE 4/9 NO RESTAURANTE VACA ATOLADA.Av. Gomes Freire 533-LAPA. R$10,00 RESERVAS : 2636-8140. Dás 21h às 03:00h.

  24. Isso mesmo, baixe a moral desses anti-roqueiros idiotas, camarada!! Funk é uma P$&&@ de música imoral do S@7@n@5 e tem gente idiota que diz que essa M#R%@ é cultura. Pagode e axé baiano são tradicionais da Música Popular Brasileira, mas funk é uma porcaria, uma porcaria que ofende os preceitos éticos!! E se eu não me engano foram os Beatles e outras bandas que deram origem ao Rock que nós conhecemos.

  25. Amo!
    E este gosto musical é herança de minha mãe. John Lennon faleceu quando minha mãe estava grávida de mim, meu pai conta que mandaram chamar ele com urgência na empresa porque ela estava passando mal e teve que ser internada devido à emoção hehe. Já nasci ouvindo Beatles. Minhas filhas ouvem, meu marido aprendeu a gostar.
    Sou do tipo que compra a briga, ninguém fala mal perto de mim!!! haha 😀
    As pessoas podem até não gostar (como pode isso?) mas devem se lembrar e admitir que tudo começou ali, e a maioria das coisas boas e maravilhosas que existem hoje, falando em termos de arte e música, tem a essência deles.
    Abraço, parabéns pela matéria.
    Ana

Deixe um comentário

