Gibson J-160E ‘Jumbo’

.

Esse violão foi comprado por John em setembro de 1962. George comprou um igual também. Eles ficaram impressionados pela Gibson ES-175 ‘Jumbo’ de Tony Sheridan e pediram seus violões J-160E, acredita-se que por engano (segundo consta, eles teriam pedido “Gibson Eletric Jumbo’s”, com a intenção de comprar guitarras iguais às de Tony, mas vieram os violões que também eram modelos Jumbo e elétricos). Mas nós vamos falar aqui, dessa vez pelo menos, especificamente do violão do John. A matéria será divida em duas partes e logo mais vocês entenderão o motivo.
.
Tony Sheridan, com sua Gibson ‘Jumbo’ ES-175, e Stuart Sutcliffe.
.
Bom, mas vamos aos fatos que envolvem esse belo violão que John adorava. A primeira vez que se tem notícias de que John tenha usado esse violão foi na sessão de “Love Me Do”, em 11 de setembro de 1962. Consta que o violão tenha sido comprado um dia antes na loja Rushworth’s Music House, em Liverpool. Existem inclusive fotos tiradas nesse dia de John e George com os donos da loja..
.
John e George recebendo seus ‘Jumbo’s’ na Rushworth’s Music House, ao lado dos donos da loja, em 10 se setembro de 1962.
.
Ainda em setembro de 1962, esse violão foi usado em dois momentos que estão registrados em foto. Podemos vê-lo nas fotos dos ensaios na casa do Paul, em Forthlin Road, quando eles estavam compondo “I Saw Her Standing There”, e também vemos tanto John quanto George com seus respectivos violões na sessão de fotos tiradas no fim daquele mês, em Liverpool.
.
.
.
John gostou tanto desse violão que acabou por usá-lo em várias apresentações durante o resto do ano de 1962 e no ano seguinte. No estúdio, John o usou nas sessões de “Thank You Girl”, “From Me To You” e “One After 909”, em 5 de março de 1963. O violão também fora usado nas gravações de “Anna (Go to Him)”, do disco “Please Please Me”, e “Till There Was You” e “Not a Second Time”, do disco “With The Beatles”, ambos de 1963. John o usou em alguns programas de televisão como “Thank Your Lucky Stars” e “Late Scene Extra”, aonde muitos devem ter visto nesse vídeo, gravado no dia 25 de novembro de 1965:
.

.
.
Infelizmente, esse violão foi roubado nos bastidores do primeiro Christmas Show, que ocorreu entre os dias 24 e 31 de dezembro de 1963, no Finsbury Park Astoria, em Londres. John só se deu conta que o violão fora roubado quando perguntou a Mal Evans sobre o mesmo. John comprou outro violão do mesmo modelo depois disso, que será o tema da nossa segunda parte da matéria.
.
Foto da gravação do programa “Late Scene Extra”, em 25 de novembro de 1965.

Por Vítor Franke.

Anúncios

8 Respostas para “Gibson J-160E ‘Jumbo’

  1. rs, quem diria que esse violão foi parar nas mãos deles por engano, né? muito bom o post, Beatles Gear com certeza é uma das melhores colunas daqui (:

  2. concordo com o Murilo, o Beatles Gear é uma das melhores colunas do BTTP

  3. o violão é uma beleza mesmo, John deveria tratar ele como um bicho de estimação..rsrsrs
    estou esperando a segunda parte da matéria Vitor
    parabéns pelo artigo, como sempre!!!
    😉

  4. ahhh, só mais uma coisa:
    ele estava presente na coleção de violões que o George (Harrison) possuía??

  5. Lindo violão!! E o John gostava mesmo dele hein, para comprar outro igualzinho…
    *-*
    Bela matéria Vítor, como sempre.

  6. Pena que ele acabou com esse lindo violão com uma pintura psicodélica :/ (eu não tenho certeza se é exatamente esse…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s