O Hino da Vitória

Eu tenho um amigo que jura que um dia, enquanto passeava pelo Jardim Botânico no Rio de Janeiro, deu de cara com um barbudo que lhe era familiar. Ao chegar mais perto, andando em sentidos contrários, reconheceu o rosto de tal pessoa. Era George Harrison. O Beatle passou por ele, sorriu da cara de incrédulo que ele fazia, e seguiu seu caminho.

Bom, eu não sei se acredito nele. Esse meu amigo é um cara meio loroteiro, tem sempre uma nova história de pescador para contar. Mas que George Harrison esteve no Brasil, disso você não tenha dúvidas.

São muitas as histórias envolvendo o Beatle mais calado e a terra tupiniquim. Vamos falar de cada uma delas aos poucos, com fotos, vídeos e até regravação de música brasileira. Hoje falaremos apenas de um ponto: a amizade de GH com um dos maiores pilotos da F-1, Emerson Fittipaldi.

Os amigos se conheceram no começo dos anos 70, quando Fittipaldi era um campeão mundial, correndo pela lendária Lotus. Mais especificamente, no Grande Prêmio de Brands Hatch, da Inglaterra, em 1973. A amizade não era besteira não. Toda vez que Emerson visitava a Inglaterra, era rececpcionado e hospedado pelo amigo.  

“Nós ficamos muito amigos e passamos a nos encontrar também fora da pista. Passamos férias com nossas famílias e sempre que ia à Inglaterra, jantávamos juntos”

Emerson Fittipaldi.

Em 1979, foi a vez de Fittipaldi retribuir o favor das hospitalidade de seu amigo. George Harrison era o primeiro Beatle a visitar o Brasil, vindo assistir ao GP daquele ano. Falaremos desse episódio especificamente numa próxima coluna, inclusive com entrevista para o Fantástico. No mesmo ano, a paixão de GH pela F-1 lhe fez compôr e lançar uma música chamada “Faster”. Na capa do single, o Beatle homenageou aqueles que considerava os maiores pilotos da história. E claro que Emerson estava entre eles.

George apelidou o amigo de “Emmo” (e naquela época não tinha nada de franjinha no olho e depressão sem motivo, ok?) Olha o George aqui, em 1994, a la “Papagaio de Pirata” na primeira vitória do piloto amigo no GP de Phoenix, EUA.

Mas foi em 1996 que o mundo teve noção da força dessa amizade. Emerson sofreu um grave acidente de Fórmula Indy, daqueles em que os pilotos batem as botas. O Brasil rezou pela saúde de um de seus maiores pilotos. Mas não estávamos sozinhos nessa. Por amizade ao amigo, George Harrison topou fazer uma de suas raras aparições na TV. E sabe pra quem foi? Pra “tv mais feliz do Brasil”, o SBT.

No dia 31 de 1996, Blotta Junior apresentou a edição do programa “Gente Que Brilha”, que mostrava depoimentos e amigos e familiares a grandes personalidades brasileiras. E GH marcou presença com uma homenagem inesquecível.

Caipirinos!

Um poucos antes de GH nos deixar, em 2001, foi a vez de Fittipaldi prestar sua homenagem ao amigo

“Fiquei três dias em Lugarno, na Suíça com George e sua esposa Olívia, e conversamos muito. Quando eu cheguei senti que ele estava bastante abatido. Aos poucos foi se animando e no último dia ele não queria deixareu ir embora. (…)”Mas ele sempre manteve o espírito de guerreiro, mostrando um amor impressionante pela vida. Sua esposa Olívia também sempre foi uma grande guerreira ao lado de George”.

Na ocasião, GH mostrou diversas músicas que estava compondo para seu novo CD, o Brainwashed (2001), que acabou se tornando um álbum póstumo.

“Muitas destas músicas falavam de Cristo, e me deixou muito contente saber que George aceitou Cristo em seu coração, acreditando na vida eterna”.

É legal ver que George sempre foi um cara de dar muito valor às suas verdadeiras amizades. E o Brasil pode se orgulhar de saber que um de seus filhos estava entre esse seleto grupo. A relação de amor fraternal entre os dois vai ficar pra sempre na memória do piloto, e agora, na sua também. 🙂

Hoje é um dia bastante triste para mim, mas tenho certeza que George morreu acreditando na vida eterna e que um dia nós estaremos novamente juntos”.

Acelera, Fittipaldi!


Gotsou desse? Então você vai gostar também de “Os Beatles cantam Brasil” e “George Martin e as meninas cantoras de Petrópolis.

Por João Resende

Anúncios

18 Respostas para “O Hino da Vitória

  1. Vitória Sampaio

    Adooooooooooro! George divo ❤

  2. Vanessa De Santis

    Gente, nunca tinha visto aquele video dele pro Emerson! Que coisa mais lindaaaaaa

  3. Uau!! Ótimo post João!! É muito bom saber essa ligação dos Beatles com o Brasil!

    P.S.: Quando eu li o título lembrei que tenho que estudar o tema da vitória na flauta 😦

  4. ótimo post, joão [+1]

    e o dhani [ou ayrton wilbury, haha] é fã do senna, aliás.

  5. Não sabia q eles eram amigos, emocionante mesmo.. 🙂

  6. Muito boa a materia, so que o George quando esteve em 1979 , no Brasil, nao estava barbudo, acho que seu amigo viajou nessa…he he he…

  7. Na moral, o George tá parecendo o Falcão nesse vídeo de 1994 e nas fotos.

  8. Esse vídeo do George para o Emmo, é simplesmente lindo!! Dá para ver como a amizade deles era verdadeira mesmo… Emocionante. Here Comes The Emerson, Emerson, Emerson.. Fittipaldi!! E as caipirinhas hehuehuehue.

  9. Parabéns… O blog está ficando muito bom. Gostaria de sugerir que você colocasse um feed RSS… Ajuda muito para quem lê muitos blogs e assim pode adicionar num agregador…

    Muito Obrigado!

  10. adoreiii… muito legal aquele ultimo video de GH fazendo uma homenagem ao Emmo… e tambem é até bom pq da a oportunidade pra quem n tava vivo naquela epoca ou nem tinha conciencia pra entender o que tava acontecendo…. mais uma vez adoreiiii

  11. Poxa bacana a materia, mas alguém poderia me falar mais sobre essa conversão do GH ao cristianismo antes de morrer!?

    Obrigado

  12. Na Anthology, dá pra ver que o George tinha um pôster do Senna na sala de jantar dele!

    Enfim, eu chorei lendo isso. De verdade.

  13. Já sabia disso, mas ótimo post.

    Emerson, Emerson, Emerson, Emerson Fittipaldi. rs

  14. Adooooooooooro! George divo <3[2]

    Lindo demais, amei o vídeo e fiquei com uma mega inveja do Emerson! auaha

  15. Oi! Eu queria sugerir a idéia de colocar um chat no blog, acho que a galera, inclusive eu, ia adorar ter um lugar para conversar com os outros beatlemaniacos.

  16. o george esteve no bairro do jardim botânico, na sede da gravadora warner bros. na rua itaipava, mas ele não era barbado nessa época. nunca soube dele ter ido ao jardim botânico (parque). acho que o seu amigo estava viajandão quando falou isso… muito bom o blog, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s