Michelle ou Garota de Ipanema – Qual a segunda canção mais gravada?

Em menos de 24 horas após publicarmos a análise sobre o disco Rubber Soul, na coluna Discografia Comentada, uma polêmica surgiu sobre a afirmação de que “Michelle” seria a 2ª canção mais regravada no mundo.

“ – Mas, e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes?”

Seria “Michelle” a segunda canção dos Beatles a ser mais vezes regravada?

Os veículos de informação normalmente repetem que “Yesterday” é a canção mais gravada e “Garota de Ipanema” vem logo na seqüência; como é que agora aparece “Michelle” (outra garota, mas é de Lennon & McCartney ou ainvés de Tom & Vinícius), confundindo essa afimação?

Pois bem! a equipe Beatles to the People foi atrás e encontrou as informações necessárias para o esclarecimento sobre as canções envolvidas nesta polêmica.

Lembramos que sobre “Yesterday”, não há a menor dúvida. No fim da década de 90, várias revistas especializadas levantaram dados que afirmam que a balada de Paul McCartney lançada no disco “Help!” em 1965 ultrapassou as 2.000 regravações ao redor do mundo. Hoje em dia, este número deve ser bem maior, embora ainda não tenham publicado nenhuma informação mais atualizada.

Sobre “Garota de Ipanema”: Composta em 1962 por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, se tornou um dos hinos da Bossa-Nova e é considerada uma das canções mais marcantes do século XX. Curiosamente, o primeiro a grava-la não foi Tom Jobim, mas sim Pery Ribeiro, em janeiro de 1963. Ainda no mesmo mês, o Tamba Trio também gravou a canção e só alguns meses depois é que Tom Jobim foi fazer sua gravação.

Oficialmente, seu número de execuções ultrapassa a casa dos 5 milhões, rivalizando diretamente com “Yesterday”, dos Beatles. Estes números são fornecidos através das sociedades responsáveis pelos royalties, que contabilizam as execuções públicas através de veículos como rádio e TV.

Já em se tratando de regravações, as mesmas empresas fornecem dados que garantem aproximadamente 300 regravações autorizadas da canção de Tom & Vinícius, sendo que eles calculam um número real duas vezes maior, já que existem muitas gravações de “Garota de Ipanema” não autorizadas e/ou não creditadas a Tom Jobim & Vinícius de Moraes.

Dentre as regravações mais famosas, está a de Frank Sinatra, acompanhado do próprio Tom Jobim:

“Michelle”, composta por Paul McCartney, creditada a Lennon & McCartney e lançada no álbum “Rubber Soul” de 1965, entrou para a lista da BMI (organização internacional que controla dados de execuções públicas e direitos autorais) como uma das 42 canções mais executadas do século XX. Porém, as empresas que controlam os royalties da canção garantem que existe um número superior a 2.000 versões de “Michelle” ao redor do mundo; contabilizando também aquelas que não foram creditadas oficialmente à  dupla Lennon & McCartney. Sendo assim, esta canção foi, sem dúvida, mais regravada que “Garota de Ipanema”.

A explicação para a dúvida entre os números de versões deve-se ao fato de que a maioria das matérias traz dados desatualizados, além de confundirem “execução” (em rádio e TV) com “regravação” ou “versão” (que seria gravar novamente a canção e lança-la oficialmente). Alguns artistas também executaram estas canções em seus shows, mas nunca lançaram oficialmente em um disco, contando assim como “execução” e não como “gravação”. É bem possível que daqui a alguns anos, estes números mudem e outra canção apareça na lista das mais regravadas; porém, até o momento, os dados são estes que acabamos de apresentar.

As informações sobre as canções “Garota de Ipanema” (Tom Jobim & Vinícius de Moraes) e “Michelle” (Lennon & McCartney) foram pesquisadas nas seguintes fontes:

– Livro “Chega de saudade” (Ruy Castro – Edição 2008)
– Coleção FOLHA 50 anos de bossa nova – Folha de São Paulo
– Arquivos da BMI – Broadcast Music, Inc.
– The Beatles Complete Works

Por Edcarlos da Silva

Anúncios

17 Respostas para “Michelle ou Garota de Ipanema – Qual a segunda canção mais gravada?

  1. Eu não tenho nenhuma fonte para mostrar, mas uma entrevista da Elaine Gomes que eu vi nio youtube, ela diz que yesterday fica em primeiro e something do Harrison fica em segundo, não lembro se ela citou fonte na entrevistas….

    • Something está sim entre as mais gravadas, junto com My Way, Feelings, entre outras. Mas o número não chega a ser tão expressivo quanto Michelle, segundo as empresas que controlam os direitos de royalties.

  2. adoooro essas matérias detalhistas! parabens Ed!

  3. (em resposta à Leonardo) beatlesXbeatles para segundo lugar?adoro.

  4. adoooro essas matérias detalhistas! parabens Ed! [2]

    Nossa gente, eu amo as duas músicas, mas Michelle é tão apaixonante, tão dançante e tão…=( me sinto até tentada pelo Paul quando a escuto.

  5. something é lindo.. inclusive até eu já gravei kk
    me gusta tom jobim e musica popular brasileira.. mas prefiro de beatles, de longe.

  6. Perfeito, cirúrgico.

    Em execução a Garota de Tom e Vinicius deve vencer todas… Num voo da Islândia pra Noruega tava tocando Garota de Ipanema no avião…

    E na ida, da Inglaterra pra Islândia tava tocando uma outra versão, em um idioma estranho que não é islandês (ou qualquer porcaria que falem lá) nem inglês.

    • Eduardo elias Bueno

      No clube da terceira idade de uma cidade de 2 mil habitantes no ceará tocou yesterday…..quer mais que isso…kkkkkk..na verdade a ASCAP que controla direitos de canções nos EUA (maior mercado) sequer menciona Garota de Ipanema, acho bonito brasileiros defendendo a música, mas infelizmente não passa nem perto de Yesterday em numero de execuções..segundo a mesma fonte And I love her..tb é bastante regravada.

  7. adoooro essas matérias detalhistas! parabens Ed! +1.

    beatlesXbeatles para segundo lugar?adoro. +1

    Eu acho essa música “Garota de Ipanema” muito tosca, hehe… Mil vezes Michelle!

  8. eu realmente achava que something ganhava de michelle em número de gravações…something é uma obra prima do george, uma das melhores músicas dos beatles e na minha opinião, muito superior a michelle…
    mas de qualquer forma, garota de ipanema e michelle são ambas muito bonitas

  9. Então como disse eu não tenho fontes, vou fazer uma pesquisa mais detalhada, depois posto aki…

  10. “Ultrapassa 5 milhões de execuções”? Não está errado isso não?

    5 milhões não é NADA. Quantos discos já não superaram a marca de alguns milhões de cópias vendidas? 5 milhões de execuções é um número irrisório. Tem algo errado aí.

  11. Embora haja esta competição quanto a música mais regravada dos The Beatles, confesso que nunca ouvi o nome de nenhum artirta que tenha regravado “Somethings”, a não ser Jim Sturgess que gravou para o filme Across The Universe. Quem tiver nomes e puder postar eu fico feliz.

  12. É uma questão difícil. No meu caso, falei “something” tanto para a “Michele” quanto para a “Garota de Ipanema” e agora as duas me colocaram no “yesterday”… São todas músicas maravilhosas, fruto da criativade humana. Isso é o que importa.

  13. Esse assunto e muito polemico. Sou muito fa da Bossa Nova e garota de Ipanema e minha musica favorita. Mas gostaria de comentar: de quando sao esses levantamentos? Eu ja morei nos EUA e na Europa e posso afirmar que raramente ouvi as cancoes citadas (em radios, musica ambiente, etc…) Que Yesteraday e a musica mais gravada no mundo, isso pode ser inegavel, ate pq gravacoes tem registros, e isso pode e tangivel. Quanto ao numero de execucoes e algo que realmente nao tem como ser mensurado. Para complementar, gostaria de dizer que durante esse periodo em que residi no extrangeiro, ouvi, por exemplo, Dancing Queen do ABBA ser muito mais executada (em radios, hoteis, tv, musica ambiente, etc…) superando em muito as execucoes de garota ou Yesterday (pelo menos durante minha experiencia). Ouvi muitas vezes Hey Jude, muito mais que yesterday… Entrei no site da BMI e nao achei nenhuma referencia a esse ranking. E pra encerrar, tenho visto no cinema, e acho que voces concordam, que garota de Ipanema tem sido muito utilizada ultimamente… como exemplo, cito os filmes: Ferias Frustradas em Las Vegas, Sr e Sra Smith, Procurando Nemo, Alpha Dog, Prenda me se for capaz, e tantos outros.

    (PS: quem quiser comentar algo a respeito, pode me escrever.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s