How do You Sleep?

Na próxima edição da revista “Q” britânica, Paul responde a uma pergunta que muito já lhe atormentou após o fim dos Beatles. “Por que você não escreve músicas do protesto?” Ele respondeu que gostaria de escrever músicas de protesto sim, mas acha que ainda tem que melhorar suas habilidades nesse ponto.

“Eu contestei algumas situações, como em ‘Give Ireland Back to the Irish’ e ‘Big Boys Bickering’, mas essas não são necessariamente minhas melhores músicas”, explica.

Give Ireland Back to the Irish” é um protesto contra o massacre do Domingo Sangrento, ocorrido na Irlanda em 1972, quando o Exército britânico reprimiu manifestações pacíficas a favor dos direitos civis. A mesma temática de “Sunday Bloody Sunday” do John e da Yoko, e do U2.

LETRA

Big Boys Bickering” é um ataque de Macca às grandes corporações que pouco se importam para a sociedade e o meio-ambiente. Na edição de disco duplo do Off The Ground, no Japão, saiu uma versão dela com todos os palavrões liberados, um raro momento da carreira do Paul. No mundo todo, a música fopi muito censurado, como você vê no vídeo abaixo.

LETRA

Mas McCartney é muito sensato em reconhecer que músicas com temas políticas são seu fraco. Afinal, Paul fala muito melhor sobre assuntos sentimentais…

“Não se pode ter tudo, eu escrevi canções sobre sentimentos. ‘Eleanor Rigby’ trata da solidão; escrevi canções de amor, como ‘Maybe I’m Amazed’. Este é meu forte.”

É uma questão polêmica essa história de músicas românticas ou de protesto. Eu acho que cada um tem sua forma e motivo para compôr. Tanto em músicas românticas como de protestos, o importante é que elas tenham qualidade. Afinal, assim como existe um Paulo Ricardo #fail para a música romântica, existe um Charlie Brown Jr. #fail pra música de protesto (pode jogar pedras.)

Gostaríamos que vocês deixassem suas opiniões nos comentários. E, para quem quiser opinar ainda mais profundamente sobre esse assunto, #fikdik: chama um bando de amigos em comum e faz uma música sobre o tema.

Né, John?

Até na hora de criticar uns aos outros, esses caras eram geniais!

Por João Resende

Anúncios

8 Respostas para “How do You Sleep?

  1. às vezes escrever sobre o amor pode ser uma forma de protesto =p, mas eu acho que é como foi dito, cada um tem seu ponto forte e fraco, e o paul sabe ql é o dele, e não fica forçando a barra.

  2. Quem faz música de protesto é babaca. Raras são boas. e nada muda por conta de uma música…

    A música (principalmente assistindo ao clipe) de Pipes of Peace do Paul é uma das coisas mais bonitas que já vi na vida.

    Vale a pena assistir (e escutar).

    Não chega a ser um protesto mas é um toque… “in love all problems disappear”

  3. e depois, não é pq ele não escreve sobre isso q ele seja um alienado, ele só não sabe como fazer isso.

  4. Concordo plenamente, musicas de protesto não são o forte dele. E nem precisam ser. Músicos tem que fazer musica, não propagar ideologias.

  5. Não são necessariamente músicas de protesto, mas o Paul escreveu sim muitas músicas dignas de atenção que transcendiam a “silly love song”. Vou citar algumas (os colegas aí de cima já citaram outras): Looking for changes, C’mon People, Wild Life, Tug of war, Ebony and Ivory, How Many People…). E gentem, algumas dessas são minhas all-time favorites =)

  6. Sir Paul não deve se preocupar em não ter feito muitas músicas de protesto, tanta coisa linda que ele fez, já provou ser um dos melhores, acho que músicas de protesto não vão mudar muita coisa na carreira dele…

  7. acho que as musicas que ele ja fez são totalmente capazes de cobrir o vazio de uma simples musica de protesto… nãs estou falando mal das musicas de protesto gosto de muuuitas mas é só ver as musicas que Paul fez e da pra ver que se ele continuar fazendo só esse tipo de musica seus fãs vão continuar fieis como sempre e com musicas de protesto ee ate pode conquistar mas gente mas o q vai prevalecer são os que fikaram desde o comecinhos dos Beatles ate agora esperando começar a vender os ingressos do show

  8. how do you sleep é genial mesmo, amo essa musica. gosto de grande maioria das musicas solo do john

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s