Raulzito e Seus #Beatlesfacts – Parte 1

.
Antes de começar essa matéria, eu devo falar que eu Sou um do Raul Seixas, e essa matéria é mais uma Beatlesfacts. Vamos tentar então ilustrar e mostrar aqui o que tem de Beatles em Raul Seixas!
O primeiro,eu diria que é um padrão de gravadora (odeon/Emi) que seria o modo de se apresentar os artistas novos. A capa do primeiro album do Raul (Raulzito e Seus Panteras) é até uma certa lembrança da capa do album With the beatles. Até o modo em que o grupo é apresentado na capa traseira do Long Play é bem similiar ao segundo disco do Fab Four. Explicando faixa-a-faixa da mesma maneira. A capa da frente combina pelas camisas de gola rolê escura e o cortearthur“, mas a foto é colorida.
Compare aí….

(sacou?)
Ok, tudo bem, vão dizer que não tem lá muito haver e que isso talvez fosse um padrão da época. Mas e as faixas?
Opa:
A versão é do próprio Raul!
Por alguns discos a frente (na verdade,três), não houve mais referencia a Beatlemania. Porem, em 1974 há dois fatos (um meio forçado, mas…):
No Album “gita“, no fim da música “Super Heróis”, durante o fade final, Raul começa a cantar Kansas City. Pros novos fãs, uma big referencia aos Beatles, mas a original é de Little Richard (Richard Wayne Penniman), mas a maioria conheceu a versão do Fab Four. Então confere a versão da “Rainha do Rock” (ele mesmo fala isso!) :
..
e com o Raul ficou assim…
..
Conta-se que durante o exílio de Raul nos Estados Unidos, ele encontrou-se com ninguém menos que John Winston Lennon. Sobre o que conversaram? Provavelmente sobre uma possivel únião da “Nutopia” de John com a Sociedade Alternativa do Maluco Beleza. Resultado? Ninguém sabe nem se os caras se encontraram de fato, mas o Paulo Coelho desmentiu, falando que apenas esbarraram com ele na frente do Dakota, mas não trocaram nem uma palavra entre si, mas entra como um BeatlesFact, Claro!
Agora fico Feliz porque vou falar de meu album favorito: Novo Aeon, de 1975, um disco recheado de clássicos na minha opinião, e de referências então…
Na música Rock do Diabo, digamos que o “One two three four” fica na dúvida quanto a “I Saw Her Standing There“, mas o Riff de guitarra a seguir não de fica nem na dúvida de que é uma bela referencia a “Honey Don’t“. Até aí pros desavisados é super legal as referências ao fab four, Porém o riff faz parte de um cover de Beatles para a música de Carl Perkins!
Confere a versão aí:
..
E pra quem acha que acabou, após a última vez em que o refrão é falado, a referência acontece de novo! Ouvindo durante todos esses anos os Beatles e a discografia de Raul Seixas, pela primeira vez notei que os arcordes que vem a seguir, sozinhos feitos pela orquestra de metais e a guitarra (A-A#-B) poderia ser uma referência às músicas Kansas City nas sequencias músicais “C-C#-D“tocadas no fim das primeiras estrofes, antes de começar o solo (o que tornaria, talvez, a fonte de inspiração de Raul poderia ter sido o album Beatles’65 ou o Beatles for sale, por causa do uso de Honey Don’t, citado um pouco mais acima) e Back in the U.S.S.R com os arcordes D-D#-E que vem logo após a primeira e a última vez que o refrão é cantado. O que acaba então dando a  “Super Heróis“, de 1974 mais uma citação!
..
A partir dos anos 80, Raul começou a abrir os shows com Rock do Diabo, sem as referencias as duas primeiras músicas. A versão a seguir é do show na praia do gonzaga, presente no lp “Eu, Raul Seixas”:
 
Legal demais né? Mas você acha que acabou? NAAAAAADA!  No próximo capítulo a gente continua!
Até mais!
Por André Katz
Anúncios

13 Respostas para “Raulzito e Seus #Beatlesfacts – Parte 1

  1. sensacional,luv.
    as the same!

  2. demaissss! Raul é demais.

  3. o início de peixuxa me lembra muito o bla di – o bla dá

  4. ótima matéria 🙂

    tu já ouviu a música “Você ainda pode sonhar” do Raul?

  5. Eu também adoro Raul Seixas!!
    Olha essa música ae, tem muito a ver com Obladi Oblada: http://www.youtube.com/watch?v=vhoEV25JuDs

    Essa história do Raul e John também apareceu no “Por toda a minha vida” dele… aqui:

  6. Maaaassa…

    Informação: No especial “RAUL SEIXAS – POR TODA MINHA VIDA” tem uma parte que fala do encontro dele com Jhon. Encontro que não aconteceu. Mas, se bem me lembro, trocaram umas palavrinhas com Yoko. Não tenho certeza. Mas tah no YOUTUBE.

    Parabens… Tbm sou fã do Raulzito. E juntar Beatles e Raulzito é muito massa brooother.

  7. Ok, só li o comentário em cima do meu agora…

  8. Muito bom os beatlesfacts do Raul. E sempre reparei na capa do primeiro disco. E em VOCÊ AINDA PODE SONHAR. Raul MITO Seixas.

  9. ainda tem mais um tanto de coisa

  10. E aí!
    Como sempre muito bem escrito.
    Parabéns!
    PAZ e “picolés de alegria”!
    Jeová

  11. O povo ta pedindo por mais!!!
    Tb, o Raul faz mta referência aos Fab.
    Ansiosa pelas outras partes, Dé!
    bjs

  12. como assim tem as partes 1 e 3 do raulzito #beatlesfacts ?
    cade o 2?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s