Renato Russo – Strawberry Fields Forever

Legião Urbana, em especial o Renato, não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie. Há quem seja o primeiro a puxar suas músicas numa rodinha de violão e há quem meta o pé para outros ambientes. Mas sem dúvidas, ele é um dos artistas mais marcantes do Rock nacional. Se estivesse vivo, o poeta estaria completando hoje 50 anos. E como inúmeros outros artistas, adivinha quem era uma de suas maiores fontes de inspiração? Em homenagem à data, o  Beatles to the People apresenta os #beatlesfacts de Renato Russo, o cara que sabia tudo da Janis, do Led Zeppelin, dos Beatles e dos Rolling Stones.

1) No dia do aniversário da morte de Lennon, o Aborto Elétrico, primeira banda de Renato, estava prestes a tocar em um show, mas o vocalista havia desaparecido. Quando ele aparece finalmente, diz que estava meditando por John. Este show foi uma porcaria, Renato estava muito nervoso no palco. Teve até briga entre Renato e o baterista. No fim, o cantor anunciou o fim da banda Aborto Elétrico.

2) No disco As Quatro Estações ao Vivo, do Legião Urbana, há o registro de três músicas Beatle, em medley com as canções do Legião. São elas: Pais e Filhos-Stand By Me, Maurício-She Loves You, Soldados-Help-Ball and Chain. É bom lembrar que Stand By Me não é dos Beatles, mas foi regravada por John Lennon em carreira solo. Este mesmo medley já havia saído no CD “Música para Acampamentos”.

3) O projeto “The Beatles ‘In’ Choro”, aclamado por público e crítica,  foi idealizado por Renato Russo, apesar de só ter sido lançado anos após a sua morte,  pelo cavaquinista e amigo Henrique Cazes.

4) Em 1995, todos os discos de estúdio do Legião foram remasterizados para serem lançados em uma lata lançados em uma lata, intitulada “Por Enquanto 1984-1995”. Sabe qual foi o local da remasterização? O Abbey Road Studios.

5) Como bem mostrado ali em cima, a música Dezesseis trás duas citações aos Beatles. O protagonista “sabia tudo da Janis, do Led Zeppelin, dos Beatles e dos Rolling Stones”. E além disso, quando sua morte ocorre, “foi estranho e bonito todo mundo cantando baixinho Strawberry Fields Forever”.

6) Infelizmente, não consigo achar a data nem o local dos registros abaixo. Mas pela data, me parecem reais. São registros  do Legião Urbana tocando Beatles em seus shows.

7) A irmã dele, Carmem Manfredini, participou do Álbum Branco brasileiro, de Marcelo Fróes, cantando Rocky Raccon, na comemoração aos 40 anos do disco.

8) Em 1994 a banda Sex Beatles, obviamente fã dos Fab, convidou o vocalista do Legião para ser o backing vocal da música Más Companhias.

9) Declarações de Renato Russo sobre os Beatles:

“Agora, o que eu queria mesmo – meu sonho – era ser os Beach Boys. Era o meu sonho. Eu acho as coisas dos Beach Boys mais bonitas do que as coisas dos Beatles. Têm coisas que, ouvindo, a gente diz: “Como que esse homem fez isso?”. Agora, os Beatles são os Beatles, não é?” (1995)

“Eu era mesmo fã dos Beatles. Quando eles acabaram, eu queria morrer. Eu achava que era o maior fã do mundo…” (1986)

“Eu pedi para o Dado e para o Bonfá perguntarem aos caras lá de Abbey Road [estúdio onde foram remasterizados os discos da Legião Urbana, em Londres] o que é que eles achavam do nosso som. Já que eles estariam ouvindo toda a obra da Legião, eu queria saber se eles a achavam legal. Bem, eles estavam lá ouvindo o disco, e o Dado me contou: “Pois é, o que é que isso lembra?”. Estava tocando Eu sei e eles já haviam ouvido os dois primeiros discos. Um parou e disse: “Parece Beatles.” Isso me deixou tão feliz! Porque eu vejo uma influência tão grande dos Beatles, e ninguém fala. Ninguém fala. Não é uma coisa muito clara. Mas, aí, eu falei: “Será, Dado?”. Nós estávamos ao telefone, depois eu fui ouvir Eu sei. Eu nunca havia me tocado, mas aquelas guitarras parecem coisa do Tomorrow never knows. É uma coisa tão impressionante!” (1995)

Bastante coisa, hein? Se souber de algo a mais, mande pra gente. Agora que você leu o post inteiro eu já posso revelar que eu até gosto do Legião… Tudo bem, tem horas que acho um pé no saco. Mas Pais e Filhos, Faroeste Caboclo e  Tempo Perdido marcaram meu aprendizado no violão! Parabéns, Renato Russo!

FONTE1 FONTE2 FONTE3

Gostou desse? Você vai curtir também conhecer muitos outros #beatlesfacts.

Por João Resende

7 Respostas para “Renato Russo – Strawberry Fields Forever

  1. Amei esse post super bacana, sou super fan dos Beatles e do Legião!
    por isso q eu amo ess blog muito bom mesmo!

    Parabens

  2. Eu adoro o Renato Russo…
    O primeiro fato, foi representado no especial do Por toda a minha vida.. na globo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Fc5o5TqJttQ&feature=related Aos 6 minutos..

    Que tudo o Renato cantando duas músicas que eu amo!!

    Valeu galera…

    Vamos torcer para o time Legião FC, formado pela mãe do Renato Russo: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL148305-4274,00-LEGIAO+URBANA+FAZ+SUCESSO+NOS+GRAMADOS.html

  3. Caraca véi, Legião é meus 15 anos total. Gostava demais deles… e fiquei muito triste com a morte do Renato.

    Massa (iradoooo) saber que ele tinha ligação com os Beatles, as bandas que mais gosto juntas 😀

    Bjo =*

  4. Acho que a escolha da Carmem pra cantar Rocky Racoon tem tudo a ver com o fato de Faroeste Caboclo ter sido inspirada nessa canção dos Beatles.

  5. é claro que um genio só podia ter como idolo outro genio, ou no caso 4
    mesmo não sendo muito fã (como sou dos beatles) gosto de suas musicas, que abordavam e abordam os temas sociais

  6. Post foda. Sem mais palavras.
    Legião e Beatles fazem parte de quem eu sou. As melhores bandas.

  7. Eu gosto de Get back e amo a música Perfeição. Ótimo post!

Deixe um comentário

