Rickenbacker 325 Fireglo modelo 1996

.


No fim de 1964, mais preciamente no dia 21 de dezembro, os Beatles iniciaram uma série de apresentações no Hammersmith Odeon, em Londres. Essas apresentações foram até o dia 16 de janeiro de 1965 e ficaram famosas como “Another Christmas Show”. Durante esse período, entrou em cena uma guitarra usada por John Lennon que nunca mais seria vista nas mãos dele. Essa guitarra é uma Rickenbacker Fireglo 325 modelo 1996, ligeiramente diferente das 325 pretas que estamos acostumados a ver nas apresentações dos Beatles. As peculiaridades dessa guitarra já começam no acabamento sunburst, que lembra o da guitarra de 12 cordas que George usara naquele ano. Outra pecualiridade é a abertura em F da guitarra que, ao contrário das demais rickenbackers usadas por John, era oca.

John e Paul durante um dos shows no Hammersmith Odeon.

Essa guitarra chegou às mãos de John pela Rose-Morris, representante da Rickenbacker no Reino Unido. Durante o “Another Christmas Show”, a Rickenbacker 325 “Miami” (que tem esse apelido por que John a recebeu quando os Beatles foram fazer a aparição no Ed Sullivan em Miami) de John quebrou. Após isso, John usou a sua 325 modelo 1958, mas com receio de quebrá-la também. Então é que a Rose-Morris entra em cena. A Rickenbacker 325 Fireglo 1996 foi entregue a John nesse período. Ele adorou a guitarra nova, chegando a usá-la como instrumento principal, mesmo depois de ter arrumado a 325 “Miami”. Essa guitarra foi usada apenas nessas apresentações de natal e, mais tarde, foi dada ao Ringo, que está até hoje com ela.

Na época, a Rickenbacker lançou dois anúncios, aproveitando que John havia usado a guitarra, para promover a “Rick” 325 Fireglo. Em um dos anúncios, a guitarra é anunciada como “The Beatle Backer” (algo como “A beatle-aposta”). O outro, mostrava 3 modelos de Rickenbackers: Uma guitarra modelo 1995 (que George usou em 1963), a 325 Fireglo de John e um baixo Rickenbacker que foi oferecido para o Paul em 1964, mas que ele só viria a aceitar no verão de 1965. O anúncio dizia “Listen to the ‘Beatles’ John and George… That’s the great Rickenbacker sound”. Veja a foto dos dois anúncios abaixo (clique neles para visualizar em tamanho maior).

Por Vítor Franke.

Anúncios

4 Respostas para “Rickenbacker 325 Fireglo modelo 1996

  1. me comovi com o sorriso do john na primeira foto *o*

  2. Muito bom!!
    Eu amo as Rickenbacker do John…

  3. A Rickembaker Fez alguns dos melhores instrumentos da história (Principalmente contra-baixos). Eu nunca tinha visto nenhuma guitarra nesse modelo com acabamento sunburst. É realmente linda e foi usada pelo John justo na época mais bonita dele.

  4. pra mim foi a melhor e mais bonita guitarra de John… andei pesquisando o preço dessa guitarra em algumas lojas perto de casa, e adivinhem…. ninguem sabe uma aproximação do preço…. por ser tão cara por causa de seu valor historico, chega a ser muito alto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s