# Dia Mundial Sem Carne

Leia a carta de Paul McCartney sobre a #segundasemcarne com referências ao Brasil.

Oi pessoal!

Hoje quem escreve aqui sou eu, Elaine, beatlemaníaca como vocês, vegetariana como Paul McCartney. A partir de hoje topo o desafio de trazer receitas, curiosidades, notícias e dicas pra que a Segunda Sem Carne de cada um fique mais divertida…. Vambora?

Ah, sim. Nesse momento deve estar todo mundo se perguntando “Ué?! Mas essa Elaine já chegou bagunçando tudo mesmo, hoje nem é segunda-feira!!!” Não é mesmo. Mas hoje é o #Dia Mundial Sem Carne!!! Por isso a edição extraordinária da coluna 🙂

Vocês que já acompanham a coluna sabem que a Segunda Sem Carne é a campanha brazuca que acompanha os esforços do movimento Meat Free Monday, que rola em vários países e que foi lançada oficialmente no Reino Unido no ano passado, pela família McCartney e amigos. O desafio: cortar a carne (do cardápio, vejam bem!) às segundas e descobrir novos sabores.

Com a palavra, Paulie (a gente pode tratar com intimidade, a gente tá no mesmo submarino barco 🙂 )

Oi pessoal!

Bem-vindos ao “Paul McCartney.com”  e sou eu mesmo falando pra vocês…

Escutem, estamos lançando uma campanha, minha família e eu, chamada “Segunda Sem Carne”, que será lançada no Reino Unido no dia 15 de Junho*. Esta campanha já está acontecendo nos Estados Unidos e na Austrália.

O que é isso? Trata-se , basicamente, de encorajar as pessoas a não comer carne às Segundas-Feiras.

Tem sido provado, sugerido, enfim, que se fizermos isso acontecer, teremos um enorme efeito benéfico no clima. Então, é uma coisa que você pode fazer pelo meio-ambiente.

É fácil colocar em prática. Sério: você já comeu demais durante o final de semana, e aí vai correr na academia pra tentar queimar isso tudo. Então, ter  apenas uma Segunda Sem Carne será uma ótima coisa pra se fazer.

Então, lembrando: vamos lançar a campanha no Reino Unido dia 15 de Junho…

Pense nisso… Se estiver interessado, procure por mais detalhes no site da campanha, que estará disponível em breve, e junte-se à nós nesse esforço: reduza o consumo de carne. Corte-a do seu cardápio às Segundas-Feiras.

MUITO OBRIGADO. Sério, agora o vídeo acaba mesmo…

* A campanha foi lançada oficialmente em 2009.

 

E o que o #Dia Mundial Sem Carne tem a ver com isso? Tudo!

Pra quem vem seguindo o desafio proposto pelo Sir McCartney de deixar de comer carne às segundas-feiras, já deve ter sentido diferenças positivas na disposição, na energia, ou mesmo naquele danado daquele grilo falante chamado consciência, certo? Pra quem ainda não sentiu nada disso, fica aqui a dica pra começar com a gente…

O desafio desse #Dia Mundial Sem Carne é reunir hoje, dia 20 de março de 2010, os esforços de todos os envolvidos nas campanhas ao redor do mundo e chamar a atenção das pessoas aos impactos positivos que um dia sem carne pode trazer para o clima, para os animais e para nós mesmos. Vale a pena visitar o site da campanha aqui no Brasil para saber que impactos são esses…

Pra quem, como o Paul e eu, já é vegetariano, o desafio especial de hoje é tentar não fazer uso de nada de origem animal (isso vale para ovos, leite e derivados, sapatos e roupas de couro…) Para os vegans convictos, a motivação está em trazer mais gente pra campanha… Que tal? Tem desafio pra todos os gostos…

Precisando de uma motivação extra?? Que tal conhecer o prato favorito do Paul, ensinado por ele mesmo, e tentar fazer em casa?

O Louro José não vem porque o lugar dele é na natureza, tá?

 

 

Spicy Refried Bean Tacos with Mexican Corn Bread

(Tacos de Feijão Apimentado com Broa de Milho)

  

 

 “Ah, Elaine. Gostei de ver o Paul no momento Ana Maria Braga, mas não rola uma receitinha em Português não?”

Opa, tem sim… Essa é a minha favorita e acompanha bem o Sábado, o jogo de futebol na tv e a cervejinha com os amigos…

 Antepasto de Berinjela

Ingredientes

3 berinjelas

3 pimentões ( vermelho, verde e amarelo)

Azeitonas pretas e verdes

1 cebola cortada em fatias médias

7 dentes de alho picados e fritos anteriormente (o ideal é que fique douradinho)

Sal e orégano

Azeite

Preparo 

Corte as berinjelas, com casca, em cubos pequenos. Coloque num refratário. Regue com azeite. Coloque por cima os pimentões cortados em fatias, a cebola, o alho e as azeitonas. Tempere com sal e orégano (cuidado com o sal, as azeitonas em conserva geralmente são bem salgadinhas…) Regue com mais azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno.

A cada quinze minutos, retire o refratário do forno e misture com cuidado todos os ingredientes. Repita até perceber que todos os ingredientes estão cozidos, regando com mais azeite se achar que a mistura está seca. E… pronto! Faça umas torradinhas (eu geralmente uso pão sírio, fica uma delícia), Dipas… O que achar que combine com a delícia aqui e aquela cervejinha gelada 🙂

Bom #Dia Mundial Sem Carne pra todos os beatlemaníacos!

“Ah, Elaine!!! Não tem música???? Não tem Beatles?” Claaaaaro que tem, né?? Com vocês, Paul e a música que ele compôs especialmente para o Meat Free Monday. Enjoy!

Curtiu? Tá querendo saber mais? Alguns sites:

Meat Free Mondays (em Inglês)

Vista-Se  

Receitas Vegetarianas

Sociedade Vegetariana Brasileira

E no Twitter:

@MeatFreeMonday 

@SVBnacional 

@govegbr 

@vidavegetariana 

Sigam a tag: #DiaMundialSemCarne

Todos juntos agora! All together now! #Dia Mundial Sem Carne 

 

 Por Elaine C A Barbosa

Anúncios

Uma resposta para “# Dia Mundial Sem Carne

  1. Estou junto com Paul às segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos! Vamos promover a campanha! Tô nessa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s