Os Beatles cantam “Brazil”

Não, o título ali em cima não é mentiroso. Embora nos anos 60 ainda houvesse bastante gente que achava que o Brasil era conhecido como uma selva povoada por índios, há uma bela prova de que os Fab Four sabiam quem éramos. Tudo bem que não sabiam muito, mas vá lá..

No dia 10 de janeiro de 1969, os Beatles estavam em plena temporada de “exílio” da banda nos Twickenham Studios. Tentavam compôr o músicas para o projeto Get Back, que mais tarde viria se tornar o álbum e o filme Let It Be. Mas a coisa não andava nada boa para a banda. John e Paul haviam discutido seriamente por causa de uma idéia que surgira, a de gravar um programa de TV. Quando os dois acabaram a discussão, George chegou de mansinho e avisou “See you in the clubs…” (algo do tipo “Até mais, tô fora”) e foi-se embora para casa.

Os outros três permaneceram no exílio, sem nem saber se George voltaria. Tinham a “agradável” companhia de Yoko.  Após o almoço, sentaram-se para mais uma sessão de ócio criativo. Não sei qual de vocês já passou por isso, mas nesse tipo processo, principalmente em estúdio com uma banda, sai cada coisa muito louca!

Assim, John pega seu instrumento e começa a soar alguns acordes. Paul solta seu “tchabirubah”, e John rebate . Paul continua sua vocalização e John solta “at the Costa del Sol”… Em seguida, dizem vários coisas como “Duke of Edimborough”, “Sophie Tucker”, “Manfred Mann”, “Robert Stigwood”, “Besame Mucho” e….

Bem, melhor vocês mesmo ouvirem:

Nem foi dizer em que hora acontece, porque vale a pena ver o vídeo todo.

Ouviu o que eu ouvi? Pois é, há quem diga que eles estavam cantando a “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. Como a música é famosa internacionalmente, a teoria não é tão boba assim. Mas, sinceramente, ouvindo o que eles cantavam antes de gritar o nome do nosso país, acho que eles estavam bem longe de chegar à Aquarela…

Na discussão sobre o assunto que aconteceu na Fórum Beatles Brasil no orkut, chegou-se à conclusão de que a melodia tocada era o som cubano “El Manicero“. Já que logo antes o John cantou “Besame Mucho”, é bem capaz de que eles ainda pensassem que a capital do Brasil é Buenos Aires por aqui se falava espanhol. Mas a tal música cubana fizera sucesso mundial em 1931 em sua versão em inglês, “The Peanut Vendor”.

Esta faixa dos Beatles aparece em dois bootlegs, que são gravações “caseiras” de ensaios e shows. No “Thirty Days”, ela está no disco 4, com o nome de ” On a sunny island”. No “Get Back journals II”, aparece no disco 8, faixas 11 e 12, com o nome de ” Brazil”.

E aí, sentiu os Beatles um pouco mais perto? Tomara que sim, pois essa é a intenção da coluna Beatle&Brasil. Terminamos com uma curiosa coincidência quando, década mais tarde, a mesma canção que eles estavam tentando tocar naquele momento foi gravada por um brasileiro que é fã deles. E eu dele.

FONTE

Gostou desse? Você vai curtir também “O Dia que George Martin regeu as meninas cantoras de Petrópolis”  e “Os Beatles gravaram Asa Branca?”

Anúncios

4 Respostas para “Os Beatles cantam “Brazil”

  1. Algumas pessoas podem ter achado que era “Aquarela do Brasil” porque esse clássico, do MITO Ary Barroso, é sempre grafado como “Brazil” em coletâneas estrangeiras e gravações de artistas americanos.

    Talvez.

  2. Está no ar oficialmente a partir de hoje, o Blog oficial de Beatles num Céu de Diamantes, musical de Charles Möeller & Claudio Botelho, e com produção da Aventura Entretenimento.

    O Blog é um canal direto de comunicação com o fãs do musical de Möeller & Botelho e também com os Beatlemaníacos.

    Vamos divulgar no Blog todo tipo de conteúdo sobre o espetáculo, como notícias, fotos exclusivas, vídeos, curiosidades de bastidores, entrevistas com o elenco, clipping etc.

    Link do post inicial: http://www.beatlesnumceudediamantes.com.br/beatlesnumceudediamantes/blog/musical/no-ar-o-blog-de-beatles-num-ceu-de-diamantes/

    Link do Blog: http://www.beatlesnumceudediamantes.com.br/beatlesnumceudediamantes/blog/

    Embarque conosco nessa Magical Mystery Tour!

  3. e eu que pensei que tinha todos os discos do get back sessions =/
    nunca tinha ouvido essa! muito bom *.*

  4. Pingback: O dia que os Beatles cantaram “Brazil” | The Beatles College

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s