Aqui nasceu o Wings, e muito mais que isso

Carnaby Street é uma das ruas mais famosas de Londres. Ganhou tanta importância na época dos Beatles e dos Rolling Stones, que passou a dar nome à região à sua volta. É por isso que, nesta matéria comemorativa do G1, é sempre chamada de bairro :

Considerado um símbolo mundial nos anos 60, o bairro Carnaby Street de Londres comemora meio século de existência após uma revitalização, que trouxe de volta o brilho de outrora. Carnaby Street é uma pequena rua paralela à grande “artéria comercial” Regent Street, localizada no coração de uma rede de ruelas antes decadentes, e que nos anos 60 se encheram de jovens estilistas, que ofereciam suas criações revolucionárias apenas nesse local.

“Os aluguéis eram baratos. Tornou-se destino mundial para a moda e, algo pouco comum na época, em espaço para as roupas masculinas”, explicou à AFP Amy de la Haye, historiadora da moda e curadora da exposição “Carnaby Street: 1960-2010″, que pode ser vista até abril no número 38 da famosa rua.”Antes, pais e filhos se vestiam nas mesmas lojas. E, de repente, algumas lojas da Carnaby Street começaram a vender roupas supercoloridas de formas e tecidos originais. E chegou a moda unissex”, prosseguiu.

Após o racionamento e a austeridade da guerra, os adolescentes britânicos tinham dinheiro para gastar e sucumbiam ao efêmero, algo que o estilista Ossie Clark levou ao limite com seus vestidos de papel.

Os vestidos eram muito, muito curtos. E havia muitas meninas”, lembra nostálgico o fotógrafo Philip Townsend, muito solicitado pela imprensa internacional para ilustrar o que a revista americana Time batizou como o “Swinging London”, em abril de 1966. Estampados de casemira, cores psicodélicas, calças de cintura baixa causavam furor em Carnaby. Sobretudo entre os homens, que se arrumavam e se produziam para seduzir as meninas, um fenômeno conhecido como a “Revolução dos pavões”.

“As lojas colocavam música alta, era como ir a uma discoteca durante o dia. Alguns compravam, outros vinham apenas pelo ambiente, era como um carnaval”, explicou De la Haye. “E nunca se sabia com quem se podia encontrar”.

Os Rolling Stones, Tom Jones, os Kinks, Jimi Hendrix, os Beatles – Paul McCartney conheceu sua futura esposa Linda em um clube do bairro – e outras estrelas ascendentes frequentavam o local, o que dava um atrativo adicional ao “centro da moda”.

Nos anos 1980 e 1990, após a emergência do movimento punk, o bairro perdeu sua aura, invadido pelas lojas de souvenir e de roupas de baixa qualidade. Mas seguiu como visita obrigatória para os nostálgicos dos anos 1960. Em 1997, uma empresa imobiliária comprou Carnaby e a dezena de ruas dos arredores, quase todas de pedestres, para devolver ao local a reputação perdida. No fim de setembro de 2009, tinha 33 lojas e 35 cafés, bares e restaurantes.

As comemorações continuarão com o festival de música “Summer of love” em junho e com um desfile de moda em setembro.

FONTE

É isso aí! Paul e Linda se conheceram no dia 15 demaio de 1967, nao exatamente na Carnaby, mas no clube Bag O’Nails, que ficava na regiao em torno dela, conhecida na epoca como Swinging London. Um encontro para assistir ao show de Georgie Fame & the Blue Flames que acabou resultando num dos casamentos mais duradouros e felizes da história do Rock.

Beatlemaníacos como só eles, o Oasis fez sua homenagem à admirada região de Carnaby, em um de seus discos mais famosos:

E para comemorar a data, que tal fazer um tour pela rua, direto de 1968:

Anúncios

2 Respostas para “Aqui nasceu o Wings, e muito mais que isso

  1. casal mais lindo do rock!

  2. lindo lindo.
    como eu queria ter vivido os anos 60 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s