Segunda Sem Carne – 08/03/10

Leia a carta de Paul McCartney sobre a #segundasemcarne com referências ao Brasil.

“Se os matadouros tivessem paredes de vidro todos seriam vegetarianos.”

(Linda McCartney)

Mais uma segunda sem carne, hoje num dia muito especial: o Dia Internacional da Mulher. E para comemorar a ocasião, nada melhor que homenagear uma das ativistas mais importantes da história de causas como vegetarianismo e Proteção aos animais. Linda McCartney era o nome dela, a esposa de Paul durante 29 anos, até seu falecimento em 1998, causado pelo câncer de mama.  Da wikipédia:

Linda Eastman nasceu em berço de ouro, filha de um advogado bem sucedido, Lee Eastman, e de Louise Linder (dona da fortuna das lojas Linder).  Linda cresceu na cidade de Scarsdale, no estado de Nova Iorque, e se tornou uma das melhores fotógrafas do mundo. Se formou em Artes na Universidade do Arizona, e foi durante estes anos que se apaixonou por fotografia. Mas, foi só depois que ela retornou a Nova Iorque que começou a demonstrar o seu talento com as câmeras.

Foi aos 19 anos, quando ainda era estudante em Arizona, que a vida de Linda começa a mudar. Sua mãe Louise falece num acidente de avião e isto afeta toda sua vida. Terminou seu curto casamento de forma amigável com Melvin, um estudante de Geofísica, e que era pai de Heather, sua primeira filha.

A partir de então, Linda passou a fotografar os astros do rock que, naquela época, era o que não faltava. Clicou os Rolling Stones, Jimi Hendrix, The Doors, Simon & Garfunkel, Bob Dyal, Otis Reeding e, claro os Beatles. Os dois se conheceram na época do lançamento de Sgt. Pepper e casaram não muito tempo depois, após uma série de encontros.

Após a separação dos Beatles, Linda foi muito importante para Paul. Foi com ela, inclusive, que ele formou sua banda Wings.  Muitos criticaram-na pela falta de dotes musicais. Mas o que eles não entendiam é que ela estava ali por ele, pelo Paul. Ele precisava dela ali. E ela estava lá para ele. Mesmo com toda controvérsia, Linda compôs uma canção  “Seaside Woman” (1977) que foi remixada para um filme curto homônimo, e acabou sendo premiada no Festival de Cannes em 1980.

Paul compôs para ela diversos hits, dentre eles: “Lovely Linda”, “My Love”, “Maybe I’m Amazed”,”The Long and Winding Road”, “Silly Love Songs” e “I am your Singer”.

Agora, para entender seu envolvimento com as causas nobres, vamos à Wiki de novo:

Linda se manifestava frequentemente contra o abuso aos animais, e era uma ambientalista. Linda trabalhou com organizações como a PETA, Lynx, Friends of the Earth. Com esta atitude em mente ela comercializou vários pratos vegetarianos pré-preparados para o seu segmento no mercado com sua própria marca registrada e ficou milionária por conta própria, mesmo se não estivesse casada com o magnata do rock. Linda também publicou um livro de receitas vegetarianas que é bem popular com sua geração de fãs, comercializado nos anos da década de 1990Linda McCartney’s Home Cooking” em português, “Comida Caseira da Linda McCartney”). (“

O mais legal da história da Linda é ver que ela nunca se amedrontou com a sombra que poderia lhe ser projetada por causa do marido famoso. Ela foi uma fotógrafa reconhecida, vegetariana respeita e música famosa. O legado que Linda deixou é maior do que simplesmente a união com Paul. Linda deixou 5 filhos, Heather (praticamente adotada por Paul), Mary James e Stella; um Beatle apaixonado eternamente por ela; e um mundo melhor para vivermos.

Quem quiser saber mais sobre Linda, pode assistir ao documentário, “The Linda McCartney Story”, produzido pela  CBS em 2000. Muitos Beatles fãs criticaram a série por não condizer com a realidade. O primeiro capítulo está no vídeo abaixo e os outros se seguem no youtube.

The Linda McCartney Story

Receita do Dia – Purê de Batatas

Também em homenagem à data, quem dá a receita hoje é nossa personal “Ana Maria Braga”: Sir Paul McCartney. Enjoy!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s