Os Beatles no horário nobre

Minha avó tinha todos os álbuns de trilhas sonoras nacionais e internacionais de novela. Lembro bem que eu era molequinho e achava aquelas trilhas pentelhíssimas, pois o que minha avó gostava mesmo era das músicas do Emílio Santiago, Julio Iglesas e etc. E eu pensava “por que diabos não fazem uma trilha sonora descente?”

Mas o tempo passou, as pessoas crescem e eu aprendi a ler com mais atenção aos encartes dos cd’s. E não é que tem muita coisa boa perdida nessas compilações? Pelo menos, marcantes elas são! Quem (da minha idade de 20 e poucos anos) não lembra hoje da música tema do “Rei do Gado”, “Fera Ferida”, “A Viagem”… Até da “Quatro por Quatro” tem mó galera que lembra!
.
Tava revirando umas fitas cassetes antigas e dei de cara com Beatles na trilha sonora de Salsa e Merengue (lembra do Ricky Martin gritando “Uepa, 1, 2 3”?) Aí, voltou tudo na memória e resolvi fazer este post. A presença dos Beatles na teledramaturgia nacional. Não que isso vá mudar a sua vida. Mas com certeza você vai ver que, até nisso, eles estão bem mais presentes do que você pensa.
.
Beto Rockefeller (1969)
Na primeira aparição dos Beatles nas novelas, a banda ainda existia. “Here, There and Everywhere” era o tema de Neide, nesta que é considerada a revolucionária na dramaturgia do país. Antes de Beto Rockefeller, todas as trilhas eram compostas de temas sinfônicos. Curiosamente, foi a única que vez que uma música dos FAB apareceu em uma novela na voz dos próprios Beatles. 

A volta de Beto Rockefeller (1971)

Essa é uma raridade. Foi a continuação de Beto Rockefeller, produzida pela TV Tupi, mas que não teve muito sucesso. Na trilha sonora, constava Monkberry Moon Delight, da carreira solo do Paul (dsico RAM) 0 interpretado por Exuma.

Selva de Pedra (1972)

Na primeira novela da Globo a usar um tema Beatle, Veronica Sabino estourou no país inteiro com “Demais”, versão feita por Zé Rodrix e Guarabira para “Yes It Is”.  (Contribuição: Joelma, da comunidade Beatles Brasil)

Marrom Glacê (1979)

Na primeira novela da Globo a usar um tema Beatle, que depois foi sucesso  em toda a América Latina, Caetano Veloso cantava “Help!”
.
Cavalo Amarelo (1980)
Novela da Bandeirantes, uma das poucas em que Dercy Gonçalves atuou, que contou com Here, There And Everywhere na voz de Rod McKuen.
.
Brilhante (1981)

Lulu Santos emplacou “De Leve”, sua versão para Get Back, que foi tema do personagem Fred (Caíque Ferreira).

Vida Roubada (1983)

Novela do SBT, onde aparecia um Medley de Renato e Seus Blue Caps de Beatles em português incluindo Feche os Olhos (All My Loving), Menina Linda (I Should Have Known it Better) e Ana (Anna),  

Partida Alto (1984)

Help, na incrível versão de Tina Turner, era o tema da personagem Nanci (Lílian Lemmertz).

Vereda Tropical (1984)
Billy Preston interpretou “Here, There and Everywhere”, que era o tema de Léo (Cristina Mullins).
.
Top Model (1989)
Foi nesta novela, de Whalter Negrão e que fez muito sucesso no final dos anos 80, que a presença Beatle teve mais destaque. O personagem Gaspar (Nuno Leal Maia) era um hippie quarentão que tinha quatro filhos: Elvis (Marcelo Faria),  Jane (Carol Machado), Olívia (Gabriela Duarte), Ringo (Henrique Farias) e Lennon (Igor Roberto Laje). Antes que alguém se engane, Jane e Olívia não eram menções à ex-namorada de Paul, Jane Asher, e nem à segunda mulher de George, respectivamente. Eram homenagens à Jane Fonda e Olivia Newton John.

Aqui o Gaspar acorda os filhos, um por um, e agente vai conhecendo seus nomes:

O tema do Gaspar na novela era a versão nacional de Hey Jude, feita por Kiko Zambianchi, que bombou no país inteiro na época.

Pantanal (1990)

Pantanal foi um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional. E olha que não era uma novela da Globo, mas da extinta Rede Manchete (hoje Rede TV). Poucos sabem, mas uma das principais músicas da trilha sonora, era “No Mundo dos Sonhos” do Robertinho do Recife. Acontece que essa é a versão feita por este grande guitarrista brasileiro para “Pepperland” de George Martin, que faz parte da Trilha Sonora do Yellow Submarine. Era o tema do personagem Jove (Marcos Winter). O próprio Sir Martin, em entrevista para Ricardo Pugialli, comentou que haviam lhe dito sobre a presença de sua música na novela.

Já que “Pepperland” não está entre as mais conhecidas, aqui você relembra:

Perigosas Peruas (1992)
Gostos à parte, aqui foram Zezé Di Camargo e Luciano que interpretaram Beatles. “Eu Te Amo”, versão de “And I Love Her”, ficou breguinha mas pelo menos é Fab!
.
Anos Rebeldes (1992)
Não era novela, ok. Mas uma das minisséries mais marcantes de todos os tempos tinha todo o clima Flower Power em sua abertura. Além de ser obviamente baseada nos desenhos psicodélicos, a animação ia mais além: aparece o desenho dos quatro Beatles logo no início, mesmo que em um pequeno flash.
.
Contribuição: @paula_balducci
A Viagem (1994)
Mais uma imortalizada pelo Fab, Twist & Shout era interpretada por Chaka Demus & Pliers with Jack Radics & Taxi Gang.
.
Salsa e Merengue (1996)

Quem é da minha geração com certeza lembra dessa e do Ricky Martin gritando “Uepa, 1, 2, 3”. Claro que não é essa a música Beatle, mas a cantora Simonny fez bastante sucesso com sua versão em português de “Till’ There Was You” (rebatizada de “Quando te Vi”)  feita por Beto Guedes.

O Louro José já existia?

Meu Bem Querer (1998)

O Coral de Meninas de Petrópolis tinha acabado de emplacar sua versão de Ticket to Ride no CD de George Martin, “In My Life” como você conheceu a história neste post aqui. Acabou entrando para a trilha dessa novela.

Pecado Capital (1998)
No Remake da novela, Stand By Me (que ganhou fama mesmo na voz de John Lennon) era cantada pelo The Cause.
.
Laços de Família (2000)
O Terra Molhada, excelente grupo para interpretar Beatles, cantava Girl, que era o tema dos personagens Estela (Julia Almeida) e Bento (León Góes).

Estrela Guia (2001)

Na novela feita para Sandy brilhar, Paulo Ricardo machucava nossos ouvidos com sua voz chorosa cantando Imagine como tema principal da novela..

As Filhas das Mãe (2001)

Pra Você Eu Digo Sim (If I Fell) – Rita Lee

O Clone (2001)

Mi Grande Amor (And I Love Her), na voz de Jose Alberto “El Canario”, era o tema de Yvette (Vera Fischer) e Leônidas (Reginaldo Faria).

Coração de Estudante (2002)

A brilhante Cássia Eller entrou com seu Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

Desejos de Mulher

Minha Vida (In My Life) – Rita Lee, tema de Virgínia (Silvia Pfeifer) e Ariel (José Wilker).

Como uma Onda (2004)

Cintia e Dan, ex-participantes do Fama, cantaram a versão em Português de Rita Lee para If I Fell, “Pra você Eu digo sim”.

Bang Bang (2005)

Junto com Top Model, foi onde o mundo Beatle teve mais destaque. Nessa novela, o autor fez uma salada de referências à cultura pop. E claro, que os FAB emplacaram bastante coisa. Uma das mocinhas era a doce e loirada Penny Lane (Alinne Moraes). O namorado dela, o Neon Bullock (Guilherme Berenguer), ficava tocando a música na flauta e teve Lady Madonna no violão também. Fora os personagens John McGold (Tarcísio Meira) e Paul Bullock (Mauro Mendonça), que com certeza foram inspirados em Lennon e McCartney e a Yoko McBullock (Daniele Suzuky)

As animações dessa novela, a la Tarantino, eram iradas!

Legal ver que a novela ainda tinha o Sidney Magal de Zorro e Evandro Mesquita e Kadu Moliterno de irmãs falsas. Toscaço! Haha

O Profeta (2006)

A Versão de I Need You, feita pelo Liverpool Kids, estava na trilha. Gerou até polêmica no orkut porque a novela se passava nos anos 50, mas tocava esta do George, composta nos 60!

Duas Caras (2007)

Yesterday, novamente com os Liverpool Kids cantando.

A Favorita (2008)

Nesta não tinha Beatles na trilha sonora. Mas José Mayer, que interpretava um hippie muito doidão, tinha um pôster do Revolver na sala que aparecia toda hora.

Caras e Bocas (2009)

Novamente Stand By Me. Aqui, era música de Dênis (Marcos Pasquim), na voz do Seal.

Caminho das Índias (2009)

Lulu Santos iria regravar sua versão de “Lá Vem o Sol” para colocá-la na trilha sonora da novela mas não foi autorizado pelos donos da marca, que andam cada vez mais rigorosos com essas regravações.

——————-

Ufa! Ao todo, foram 29 referências das novelas ao FAB. Legal notar que nos anos 2000 eles aparecem mais até do que apareciam antes. Sinal de que o mundo Beatle segue vivo, firme e forte.

Se você souber de mais alguma aparição dos FAB em novelas, manda que o blog publica.

14 Respostas para “Os Beatles no horário nobre

  1. Eu, particularmente, detesto a maioria das versões em português das músicas. Essa do Lulu Santos é triste de se ouvir. D:

  2. As Chiquititas tem um cover de Help.

  3. Muito massa cara!!

    Adorei o post, apesar de não ser muito fã de novelas, rsrs.

    Acompanhei alguns episódios de Caras e Bocas e Stan By Me ficou muito boa na versão do Seal.
    Mas tem uma coisa véio, a versão original naum eh dos fab Fou e sim de Ben E. King que compos e interpretou a musica nos anos 80 se bem me recordo. xD

    Abraço.

    PS: tópoico taum bom q to pensando em copiar pro meu blo ( com as devidas fontes eh claro). posso?? ^^

  4. João, muito massa esse tópico!
    Antes de ser um ‘beatlemaníaco’ eu era noveleiro, kkkk, assistia por causa das trilhas sonoras. A da novela ‘Bambolê’ (1987/1988 )despertou meus ouvidos pr’o hoje chamado “Rock Clássico”, anos 50. Dali pr’os Beatles foi quase um ano (anos 80 era idade da pedra perto de hoje, rrs). Assisti ‘Top Model’ de cabo a rabo e lembro que o Gaspar (Nuno Leal Maia) tinha uma banda cover dos Beatles chamada ‘Os Besouros!” Até passou trechos deles tocando, com perucas, terninhos, instruentos beatles, tudo que tem direito! Só não achei imagens…
    Muito bom o blog, cara, parabéns!!! o/

  5. Em “Agora é que são elas” tinha uma versão de “Here, there and everywhere” com a Rita Lee.

  6. Faltou dizer que na novela Bang Bang havia uma diligência chamada Yellow Submarine (que funcionava como uma espécie de táxi na novela).
    Adoraaaaaava assistir Bang Bang, principalmente por essas referências aos Besourinhos! ^^

  7. show de bola o post, legal demais a pesquisa!!!

    eu gosto da versao da Rita Lee pra “In my life” e Cassia Eller com Sgt Peppers, mas tem algumas versoes bem tristes!

    Parabens, Joao!!

  8. Ah q legal esse post, essa pesquisa deve ter dado trabalho. Não gosto de novelas, mas curto muito as trilhas sonoras- não que elas sejam perfeitas. Deve ter dado pra notar que a globo e a som livre nunca conseguiram os direitos para EFETIVAMENTE colocar uma música dos Beatles nas suas novelas.

  9. as da Rita Lee são muito boas, o ritmo é muito fiel às originais e a tradução é bem parecida😀

  10. tb nao gosto muito dos covers em brasileiro D:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s