Beatles e Brasil – Eles regravaram Asa Branca?

Hoje é dia de Beatles e o Brasil, mais uma seção nova aqui no blog. Sinto que muitas pessoas tem pelos FAB um amor platônico, como se algo que aconteceu muito longe de nós. Mas a distância não é tão grande assim. Há diversos casos (alguns verdadeiros, outros boatos) que reúnem algo dos Beatles e algo do Brasil. E esta nova categoria vai fazer você sentir que os quatro rapazes de Liverpool não estão tão longe assim de você.

Para começar um caso bem antigo, mas tão antigo, que pouca gente sabe hoje em dia. Se os Beatles foram os reis da música Pop, o Brasil também teve diversos reis nos estilos musicais que tocam por aqui. E no Baião, o nome dessa majestade é Luis Gonzaga. E não é que, em 1968, rolou um boato de que os Beatles estavam regrando Asa Branca?

A história ganhou força quando, na primeira edição da Revista Veja, em 1968, Luis Gonzaga deu uma gargalhada ao saber que os Beatles iriam regravar Asa Branca, de autoria dele e Humberto Teixeira.

“Agora é que eu quero ver se os Beatles vendem mesmo. Minha gravação vendeu mais de 2 milhões de discos”.

Leia a matéria completa da Veja.

Na revista Intevalo, uma espécie de Contigo (menos feminina) dos anos 60, o artigo da história  era “Luiz Gonzaga: Nâo sei se Asa Branca é minha”. O jornalista reportava que o rei do baião ganharia 50 mil dólares, no mínimo, porque os Beatles iriam regravar “Asa Branca”. Mas ele estava incerto de que a música era mesmo de autoria dele, ou de algum cancioneiro popular.

Leia a matéria completa da intervalo.

Para o site Beatles Brasil, a confusão toda aconteceu por causa da faixa “The Inner Light”, do George, que saiu como lado-B de Lady Madonna na época.

As duas faixas se parecem? Comprove você mesmo?

Só em 1982, que o Gonzagão foi dar uma entrevista e bateu o pé a respeito do boato.

 “Não houve verdade não, houve uma grande mentira. Essa mentira quem pregou foi Carlos Imperial. Ele tinha um programa que denunciava muita coisa e, inclusive, que o Iê-Iê-Iê num passava de um xotezinho de Luiz Gonzaga. Houve aquele protesto todo e depois ele chegou com um disco lá e disse: ‘E agora, quem vai dizer que o Iê-Iê-Iê num é de Luiz Gonzaga? Olha aqui, Asa Branca acaba de ser gravada pelos Beatles!’ Houve aquela correria danada, todo mundo queria saber a verdade e eu acabei foi ganhando dinheiro com isso, mas não passou de uma grande mentira”.

Quer ver outra coincidência bizarra?Os Beatles haviam lançado Blackbird, o passáro preto, dentro do White Album, o álbum branco. Junte os dois e você tem…

A asa branca!

Mas no final da história, quem regravou Asa Branca em inglês mesmo foi outro mestre. O saudoso mestre Raulzito. Com vocês, the White Wings.

FONTE 1

FONTE 2

 

Anúncios

3 Respostas para “Beatles e Brasil – Eles regravaram Asa Branca?

  1. VALTENIR PEREIRA DIAS TUTA

    SOU TESTEMUNHA DE QUE O DISCO REALMENTE ACONTECEU E EU OUVI NA ANTIGA RÁDIO LUZ DE ARAÇATUBA O LOCUTOR HÉLIO NEGRI COMENTANDO O LANÇAMENTO E ANUNCIANDO A MÚSICA ASA BRANCA NA VOZ DOS BEATLES. FOI REALMENTE NA FASE EXPERIMENTAL DA BANDA E FOI GRAVADA DE FORMA BEM LENTA, QUASE PARECENDO UMA REZA, EM UM DISCO DE VINIL, QUE NA NA ÉPOCA ERA CHAMADO DE”COMPACTO SIMPLES”, POIS SÓ TINHA 2 MÚSICAS! É VERDADE, OS BEATLES GRAVARAM ASA BRANCA! HÉLIO NEGRI É HOJE DIRETOR DA UNIP DE ARAÇATUBA E, COM CERTEZA, PODERÁ DAR MAIORES DETALHES…

  2. Outra ironia entre os Beatles e Luiz são “Blackbird” e “Assum Preto”, duas canções que usam pássaros negros para metaforizar os dramas humanos. Belchior até relaciona os dois pássaros de forma divertida e inteligente em “Velha Roupa Colorida”.

    “Como Poe, poeta louco americano,
    Eu pergunto ao passarinho: “Black bird, o que se faz?”
    Haven never haven never haven
    Black bird me responde
    Tudo já ficou atras
    Haven never haven never haven
    Assum-preto me responde
    O passado nunca mais”

  3. Henrique Antunes Rodrigues.

    A primeira gravação em inglês da música Asa branca, foi no final dos anos 70. O cantor grego Dimmis Roussos em fase de grande sucesso a regravou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s