Museu John Lennon do Japão fechará as portas

Segue matéria da Agência EFE:

O Museu de John Lennon do Japão, o único com a aprovação de sua viúva, Yoko Ono, fechará as portas em setembro, quando encerra o contrato de gestão assinado há dez anos, informou nesta quinta-feira à Agência Efe o porta-voz do centro.

“Tanto Yoko Ono quanto nós concordamos em fechá-lo. À margem da questão econômica, o contrato de gestão tinha duração de 10 anos e agora devemos devolver seus bens”, explicou o porta-voz da construtora Taisei, gerente do museu.

Situado em Saitama, ao norte de Tóquio, o centro é o único no mundo sobre o lendário cantor com o apoio formal de sua viúva, que disponibilizou cerca de 130 objetos de Lennon, como instrumentos, roupas e imagens. Segundo os responsáveis pelo museu, o objetivo de Yoko Ono era transmitir as ideias do cantor dos Beatles a outras gerações. “O destino de John é movimentar-se por todo o mundo. O museu deve mudar de lugar e não se transformar em seu túmulo, caso contrário perderia seu espírito”, indicou em comunicado Yoko Ono no site do museu.

Inaugurado no ano 2000, o museu recebeu diversas vezes a visita de Yoko Ono. Até o final de 2009, mais de 550 mil pessoas haviam passado pelo local, 70% jovens e fãs do ex-cantor dos Beatles. Nesses quase dez anos, o prédio foi cenário de vários casamentos, já que inúmeros casais japoneses decidiram realizar suas uniões ali por considerá-lo um símbolo do amor que inspirava John Lennon, assassinado aos 40 anos em frente à porta de sua casa em Nova York, em 8 de dezembro de 1980.

Quando começou a circular a notícia do possível fechamento do museu, antes do anúncio oficial, fãs de John Lennon e políticos de Saitama se mobilizaram pedindo a manutenção do museu na cidade. Uma vez fechado o museu, o prédio de cinco andares, que fica junto ao estádio de Saitama, voltará para as mãos das autoridades provinciais, embora leve alguns meses para retirar os pertences do cantor do local, afirmou um porta-voz da província.

É uma pena, né? Vamos torcer para que ele reabra logo em outro lugar (quem sabe no Brasil!). Muita gente pouca liga pra Museus mas eu sou fascinado por eles. Ainda mais um museu tão ligado à música e ao universo Beatles. Vamos fazer um tour rápido pelo museu?

O museu tem dois andares e é dividido em nove zonas.

– Zona 1: toda a parte da infância do cantor.

– Zona 2: início da parceria com Paul McCartney e George Harrison

– Zona 3: sucesso com os Beatles

– Zona 4: mostra o ano em que John e Yoko se conheceram

– Zona 5: campanhas de paz

– Zona 6: canção Imagine, que mexeu com o mundo

– Zona 7: mostra o tempo em que o casal se mudou para Nova York

– Zona 8: época em que Lennon e Yoko se separaram

– Zona 9: casal reata e nasce o filho Sean. A última parte da zona 9 tem o single “(Just Like) Starting Over”

Final room: visitantes podem escrever mensagens para John Lennon

Algumas fotos do museu:

O museu ocupa o quarto e o quinto andar deste prédio, o Saitama Super Arena.

Todos estes objetos serão devolvidos a Yoko. Que ela saiba remanejá-los para outro museu.

Agora cá entre nós.. Nesse museu tem bastante coisa interessante realmente… A Rickenbacker, o piano, os óculos, a camisa… Mas num museu oficial do John Lennon como esse, está faltando um artigo importantíssimo que eu não entendo como ainda não está exposto em suas galerias…

Afinal, já está mais pra peça de museu…

FONTE

Anúncios

Uma resposta para “Museu John Lennon do Japão fechará as portas

  1. kkkkkkk crueldade com a Yoko!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s