Documentário “Raga” com George vai ser relançado

A East Meets West Music, um novo selo recém lançado pela Fundação Ravi Shankar, anunciou em seu site que vai relançar “Raga,” um documentário de 1971 sobre Ravi Shankar, que também inclui George Harrison, em DVD e CD em outubro. A trilha sonora foi lançada originalmente pela Apple Records.

Pandit Ravi Shankar (Ghazipur, 7 de abril de 1920) é um famoso músico indiano. Foi discípulo de Baba Allauddin Khan. Famoso em todo o mundo, tocou no Woodstock. É também o pai de Norah Jones, famosa artista contemporânea de jazz e de Anoushka Shankar, a quem ensinou a arte do sitar. Teve grande influência na fase psicodélica dos Beatles, e após o fim da banda, gravou um disco produzido por George Harrison, o “Chants of India”.

Raga é um documentário sobre Ravi Shankar no final dos anos 60. Podemos vê-lo com vários músicos, ensinando George Harrison e segui-lo pela Índia, onde ele encontra seu antigo professor (que já estava com quase 100 anos). Ravi questiona a popularidade que ganhou depois que George o mencionou em suas entrevistas, incerto se os ouvintes entendem sua mensagem ou são apenas fãs de passagem. É uma ótima pedida para quem se interessa pela música e cultura indiana, e também para quem é aficcionado no final da década de 60 (inclui inclusive uma parte psicodélica).

A palavra Raga (rāg /राग (Hindi), raga (rāgaḥ/रागः (Sânscrito) ou rāgam /ராகம் (Tâmil)) é como se chamam os modos usados na música clássica indiana.

O lançamento inagural do novo selo, que pretende relançar todas as gravações de Shankar,  será “Nine Decades: Volume 1,” o primeiro de uma série que mostrará gravações raras e inéditas selecionadas por Shankar de seus arquivos. A série irá incluir performances ao vivo e gravações de stúdio remasterizadas. “Nine Decades: Volume 1” será lançado no dia 7 de abril, dia em que o guru faria 90 anos. A venda será feita online tanto em CD como em vinil (edição limitada).

Além dos trabalhos de Ravi Shankar, a East Meets West Music também lançará artistas apoiados por ele e Anoushka Shankar que, de acordo com a descrição em seu site, “continuam a tradição vibrante da sitar em explorar novos terrenos musicais.”

Ficha original:

  • Direção: Howard Worth
  • Formato: Color, NTSC   
  • Estúdio: Mystic Fire Video  
  • Duração: 95 minutos
  • FONTE

     

    Anúncios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s