Paul pode recuperar direitos das músicas em 9 anos

Paul e John Lennon, que eram os principais compositores da banda, perderam os direitos de autor em 1985, quando Michael Jackson comprou o catálogo da banda de Liverpool. Os Beatles tinham 250 canções escritas na sua maioria por John Lennon e Paul McCartney.

Jackson vendeu metade dos seus direitos à Sony, em 1995, mas ainda facturava cerca de 40 milhões de euros por ano em direitos pela venda de CDs das músicas. Na ocasião, ele superou outras ofertas num leilão, entre elas um lance do próprio McCartney para adquirir o catálogo dos «Fab Four».

O E.U. Copyright Act (Lei dos Direitos Autorais), datada de 1976, deu aos compositores a possibilidade de recuperar os direitos autorais sobre as obras gravadas depois de 1978 passados 56 anos da sua composição. Por isso, as composições dos Beatles registadas em 1962, serão elegíveis para a reversão nos Estados Unidos em 2018, enquanto as canções escritas em 1970, serão elegíveis em 2026. Ou seja, os compositores, neste caso apenas Paul, podem reclamar os direitos autorais sobre as obras.

FONTE: http://diario.iol.pt/musica/paul-mccartney-michael-jackson-beatles/1081151-4060.html
.
Comentário do João: Olha, Please Please Me dá tempo dele recuperar mole. Mas Let it Be, The Long and Winding Road.. sei não….
Anúncios

Uma resposta para “Paul pode recuperar direitos das músicas em 9 anos

  1. Olha, acho isso uma tremenda sacanagem… o cara que compôs a música não é o dono da sua própria música. Seria algo do tipo “Bill Gates não ter participação no Windows, pq o Steve Jobs comprou os direitos da Microsoft”. Sim, é surreal!!!


    Absurdo mesmo, Valério. Mas são as leis do mercado, né? Vai entender esse mundo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s